Cheias: casas inundadas, estradas cortadas e carros arrastados em São Miguel, sem registo de vítimas

Até ao momento, a Protecção Civil só tem registo de danos materiais. A estrada E.R. N.º1-1ª, entre Nordeste e Água Retorta, está encerrada por tempo indeterminado.

Foto
Rui Soares

A Protecção Civil dos Açores registou esta segunda-feira 24 ocorrências devido à chuva forte na ilha de São Miguel, nomeadamente “inundações de habitações, vias obstruídas e arrastamentos de viaturas”, sem registo de danos pessoais.

A informação foi avançada em comunicado pelo Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), indicando que das 24 ocorrências na sequência das chuvas intensas que se têm feito sentir desde a madrugada desta segunda-feira na ilha de São Miguel, 13 foram registadas na freguesia dos Mosteiros, concelho Ponta Delgada.

Foram ainda registadas 10 ocorrências na freguesia das Sete Cidades, também no concelho de Ponta Delgada, e uma nas Furnas, concelho da Povoação, informou a Protecção Civil açoriana.

A Protecção Civil adianta ainda que “a necessidade de realojamento, para as pessoas cujas habitações se encontram inundadas, está a ser avaliada pelo Serviço Municipal de Protecção Civil de Ponta Delgada”, e pede às populações que evitem a circulação nas zonas afectadas, nomeadamente Mosteiros, Sete Cidades e Bretanha.

Estradas cortadas por deslizamentos de terras

O mau tempo na ilha de São Miguel, nos Açores, provocou nas últimas horas “vários deslizamentos de terras”, ao longo das estradas regionais, em particular nos concelhos de Nordeste e Ponta Delgada, de acordo com informação divulgada pela Secretaria Regional das Obras Públicas e Comunicações.

Segundo uma nota de imprensa do Governo Regional, a estrada E.R. N.º1-1ª, entre Nordeste e Água Retorta, está “encerrada por tempo indeterminado, pelo que o acesso à freguesia deverá ser feito pela costa Sul, via Furnas/Povoação”.

Segundo o executivo açoriano, “no local, já estão a trabalhar nas derrocadas, desobstrução e limpeza de vias, 20 homens, um conjunto industrial, uma giratória e dois camiões”, sendo que a estrada “será reaberta logo que estiverem reunidas as devidas condições de segurança”.

No concelho de Ponta Delgada, na zona entre Várzea e João Bom, a Direcção Regional das Obras Públicas e Transportes Terrestres está a proceder a trabalhos de desobstrução de estrada e de quatro linhas de água, “numa operação envolvendo 25 homens, dois conjuntos industriais, uma giratória e três camiões”.