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Salão de Munique, o regresso da indústria automóvel à Europa faz-se em modo eléctrico

Chegou a vaticinar-se que a pandemia teria matado os salões de automóveis, mas eis que, ano e meio após o cancelamento de Genebra, a Alemanha abre as portas para receber novas ideias de mobilidade, com o sector a mostrar que está preparado para o fim dos carros a combustíveis fósseis, apontado na União Europeia para 2035.

Um BMW iX xDrive40 em exposição em Munique Reuters/MICHAELA REHLE
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Um BMW iX xDrive40 em exposição em Munique Reuters/MICHAELA REHLE

Salão de Munique (IAA, na sigla original) abriu as portas, esta terça-feira, ao público, mas na véspera foi possível à imprensa espreitar os trunfos que o sector guarda na manga. E, ao mesmo tempo que se tenta projectar um futuro ainda difícil de adivinhar, como com o caso do PAL-V, o primeiro carro voador a obter homologação europeia para andar nas estradas, há quem faça do futuro presente e mostre que está bem preparado para a morte anunciada dos motores de combustão interna, que dentro de 15 anos deixarão de poder ser fabricados para o mercado da União Europeia.

A exposição, que este ano se deslocou de Frankfurt para Munique, está longe do seu formato habitual, ao mesmo tempo que a pandemia de covid-19 e a crescente preocupação com as alterações climáticas lançaram uma sombra desconfortável sobre o evento, já sob pressão dos números decrescentes de presenças nos anos anteriores: de 930.000 em 2015 para apenas 560.000 em 2019. Também nos stands, há algumas ausências de peso: Ferrari, Jaguar Land Rover,​ Stellantis (que representa de uma assentada 14 marcas, nomeadamente a alemã Opel) ou Toyota preferiram deixar as suas ideias para apresentar noutros espaços.

Por tudo isto, não é de admirar que as novidades sejam sobretudo movidas a electricidade, ao mesmo tempo que vários emblemas se esforçam para repensar a forma como se vive a cidade, com o regresso dos microcarros. E o maior salão automóvel da Alemanha acompanha a tendência, assumindo que a mobilidade já não anda à volta apenas dos veículos de quatro rodas.

"Motores amigos do ambiente, conectividade digital dos transportes — é disso que se trata nesta feira", disse, citado pela Reuters, Hildegard Müller, presidente da associação industrial VDA, que organiza a feira bianual, numa conferência de imprensa. "O objectivo da protecção climática está a guiar-nos."

No entanto, as promessas não parecem estar a criar confiança. "Acrescentar ‘mobilidade’ ao nome do evento" e dar prioridade aos seus e-modelos "não fará o truque enquanto continuarem a vender principalmente motores de combustão", disse à Reuters Marion Tiemann, perita em transportes da Greenpeace na Alemanha, classificando o evento como uma "bonança da lavagem verde". Afinal, acusam os activistas e grupos ambientalistas, os fabricantes de automóveis ainda ganham a grande maioria do seu dinheiro com as vendas de SUV a gasóleo e a gasolina, a carroçaria da moda que, devido às suas dimensões e potências associadas, não é conhecida pelas parcas emissões.

Um dos últimos: o Polestar 1 será descontinuado no fim deste ano; até lá, há edição especialíssima
Um dos últimos: o Polestar 1 será descontinuado no fim deste ano; até lá, há edição especialíssima EPA/SASCHA STEINBACH
O futuro mostra-se a Munique — ou pelo menos uma versão sonhada dos tempos vindouros. Exemplo disso é o PAL-V (Personal Air Land Vehicle), apresentado como o primeiro carro voador
O futuro mostra-se a Munique — ou pelo menos uma versão sonhada dos tempos vindouros. Exemplo disso é o PAL-V (Personal Air Land Vehicle), apresentado como o primeiro carro voador EPA/SASCHA STEINBACH
O Microlino 2.0 não se faz de rogado na sua apresentação: “Isto não é um carro!”, alertam. Então o que é? Um veículo de coração vincadamente urbano, com uma potência de 11 kW (15cv), animada por um binário máximo de 100 Nm, o que, associado ao baixo peso (513 quilos), possibilita acelerações mirabolantes (de 0 a 50 km/h em 5,0 segundos) e uma velocidade máxima de 90 km/h
O Microlino 2.0 não se faz de rogado na sua apresentação: “Isto não é um carro!”, alertam. Então o que é? Um veículo de coração vincadamente urbano, com uma potência de 11 kW (15cv), animada por um binário máximo de 100 Nm, o que, associado ao baixo peso (513 quilos), possibilita acelerações mirabolantes (de 0 a 50 km/h em 5,0 segundos) e uma velocidade máxima de 90 km/h EPA/SASCHA STEINBACH
O Ford Mustang Mach E 4X mostra como o emblema norte-americano não está preparado para abandonar a Europa
O Ford Mustang Mach E 4X mostra como o emblema norte-americano não está preparado para abandonar a Europa EPA/SASCHA STEINBACH
A Mercedes-Benz apresentou na CES, em 2020, a sua visão de mobilidade sustentável com o Vision AVTR, um protótipo futurista que resulta da “interacção entre homem, máquina e natureza”. A sigla AVTR corresponde a Advanced Vehicle Transformation (transformação avançada de veículos, numa tradução livre)
A Mercedes-Benz apresentou na CES, em 2020, a sua visão de mobilidade sustentável com o Vision AVTR, um protótipo futurista que resulta da “interacção entre homem, máquina e natureza”. A sigla AVTR corresponde a Advanced Vehicle Transformation (transformação avançada de veículos, numa tradução livre) EPA/SASCHA STEINBACH
O protótipo WEY iNest da chinesa Great Wall Motors (GWM) está a ser uma das atracções do Salão de Munique, este ano sob o tema "O que nos moverá a seguir"
O protótipo WEY iNest da chinesa Great Wall Motors (GWM) está a ser uma das atracções do Salão de Munique, este ano sob o tema "O que nos moverá a seguir" EPA/SASCHA STEINBACH
Não é uma mota, mas ocupa o mesmo espaço que uma; não é um carro, mas oferece a estabilidade das quatro rodas e o conforto de um habitáculo fechado. O eléctrico City Transformer apresenta-se como uma nova maneira de viver a cidade
Não é uma mota, mas ocupa o mesmo espaço que uma; não é um carro, mas oferece a estabilidade das quatro rodas e o conforto de um habitáculo fechado. O eléctrico City Transformer apresenta-se como uma nova maneira de viver a cidade Reuters/WOLFGANG RATTAY
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O interior dos vindouros automóveis da linhagem ID da Volkswagen EPA/SASCHA STEINBACH
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O BMW i4 oferece uma autonomia até 590 quilómetros EPA/SASCHA STEINBACH
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Depois de lançado o Ioniq 5, a Hyundai apresenta a Munique o protótipo do Ioniq 6, um sedan 100% eléctrico Reuters/WOLFGANG RATTAY
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O CEO da BMW Oliver Zipse apresentou o Mini Vision Urbanaut, um monovolume que tem a ambição de ser ecologicamente responsável EPA/SASCHA STEINBACH
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O BMW i Vision Circular é o concept de um veículo compacto para o ano 2040 que se centra directamente na sustentabilidade e no luxo EPA/SASCHA STEINBACH
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O CEO da Volkswagen Passageiros, Ralf Brandstätter, posa junto de um pequeno Volkswagen ID Life Reuters/WOLFGANG RATTAY
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O novo Renault Mégane E-Tech 100% eléctrico foi apresentado em Aubervilliers, perto de Paris, antes do Salão de Munique Reuters/ERIC GAILLARD
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Enquanto muitos apostam nos microcarros, a Smart apresenta em Munique o Concept #1, um crossover quase tão grande quanto o Mini Countryman EPA/LUKAS BARTH-TUTTAS
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O novo Mercedes EQE é um sedan eléctrico que adopta o visual do maior EQS e que promete uma autonomia de 660 quilómetros EPA/LUKAS BARTH-TUTTAS
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O concept EQT antecipa o futuro do Classe T de passageiros EPA/LUKAS BARTH-TUTTAS