Durante 36 anos uma câmara foi cúmplice do crime
Freddie, Rob e Deliris foram jovens e imprudentes em Newark. Depois o corpo engordou e emagreceu ao sabor das desintoxicações. Uma câmara foi cúmplice dos seus roubos e das suas doses de heroína e crack. Durante 36 anos até hoje, quando já nenhum deles existe. Life of Crime – 1984-2020, de Jon Alpert, foi exibido no Festival de Veneza.
Nos anos 80, quando a televisão americana respondia ao pico de criminalidade urbana com reality shows sobre cops, Jon Alpert, que não gostava de polícias, foi ter com quem fazia figura de resistência, o canal por cabo HBO. Era o sítio onde os documentaristas queriam estar. A HBO permitia que as histórias se desenvolvessem, que as personagens fossem acompanhadas em vez de serem largadas depois dos seus minutos de (má) fama.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.