Quando há privação de sono, uma sesta curta pode não ser suficiente para compensar

Estudo nos Estados Unidos mostra que sestas entre 30 e 60 minutos podem não compensar défices de atenção provocados pela falta de sono à noite.

Foto
Equipa de cientistas apela à importância de uma boa noite de sono Creative commons

Não tem dormido o suficiente à noite e acha que pode compensá-lo com pequenas sestas? Para responder a esta questão, uma equipa de cientistas dos Estados Unidos procurou saber se sestas curtas poderiam mitigar défices cognitivos causados pela privação de sono. Num estudo com 275 participantes verificou-se que pequenas sestas podem não atenuar os défices de atenção provocados pela falta de sono. Num artigo publicado este mês na revista Sleep, os investigadores referem que deverão ser necessárias sestas mais longas para compensar esses défices e apelam à importância de uma boa noite de sono.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.