O Azores 2027 – que representa a candidatura de Ponta Delgada a Capital Europeia da Cultura – criou um programa de residências artísticas que decorre em todas as ilhas dos Açores. Vão ser seleccionados nove projectos de artistas individuais que, depois, vão ter direito a dez dias de residência artística numa ilha açoriana. Cada artista vai receber um cachê de 1500 euros e ainda vai ter uma bolsa de produção até 1000 euros, para além do apoio logístico que inclui alojamento, alimentação e transporte.
A convocatória “9 x 9 – Artistas são Ilhas, Ilhas são Artistas” destina-se a artistas portugueses e estrangeiros residentes em Portugal, bem como a artistas da Letónia – já que em 2027 este país acolhe, em conjunto com Portugal, o evento Capital Europeia da Cultura.
Podem candidatar-se ao programa profissionais que queiram desenvolver projectos de artes literárias, visuais e performativas. Segundo a nota de imprensa enviada ao P3, também é permitido o “cruzamento de áreas artísticas, como: literatura, teatro, dança, performance, novo circo, artes de rua, fotografia, escultura, instalação, pintura, arquitectura, vídeo e cinema”. Ao candidatarem-se, os artistas devem indicar a ilha e o espaço de trabalho em que estão interessados
As candidaturas estão abertas até 31 de Agosto e os resultados são conhecidos a 15 de Setembro. O regulamento do programa, que decorre entre 30 de Setembro e 4 de Dezembro, pode ser consultado aqui. Em comunicado, a organização explica que o objectivo é “incentivar a participação directa, através de conversas, oficinas, visitas escolares ou de outros formatos propostos pelos artistas em residência”.
Texto editado por Amanda Ribeiro