João d’ Arens, a praia e a ponta de prodígios da costa nua de Portimão
Aquela janela virada ao mar… É assim a ponta de João D’Arens e o percurso pedestre de encher as vistas, renovar a alma. Não é em vão que alguns por aqui lhe chamam “a última janela para o mar” e a defendem com unhas e dentes das ganâncias urbano-turísticas. E depois há aquela praia, aquela praia…
Portimão, finais de Julho, +30ºC. O mar pôs a máscara de mediterrânico, visão translúcida, de uma beleza postaleira, águas paradas e… quentes. Sim, a sopa do Algarve. Ao longo da faixa costeira, o turismo parece ter voltado e da meca praia da Rocha a Alvor sucede-se a corrente de praias dos sonhos de tanta, tanta gente, que parecem ter começado a voltar todos para matarem saudades. As praias estão mesmo a ficar muito cheias, como vamos apreciando pelo mais bonito passeio de toda esta zona: Varandas sobre o Mar, de seu nome.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.