Mais de 274 voos cancelados de e para Lisboa por causa da greve de trabalhadores da Groundforce
TAP alerta para “constrangimentos significativos” na operação devido a greve da Groundforce. A paralisação vai prolongar-se pelos dias 18 e 31 de Julho, 1 e 2 de Agosto. Nos aeroportos do Porto, Faro, Funchal e Porto Santo a greve não regista, pelo menos até ao momento, impacto significativo.
A greve da Groundforce provocou o cancelamento de 274 voos nos aeroportos portugueses, até ao momento, dos quais 242 em Lisboa, segundo a ANA -Aeroportos de Portugal.
“Devido à greve nos serviços de handling da Groundforce, foram cancelados, até ao momento, no aeroporto de Lisboa, 107 chegadas e 135 partidas”, adiantou fonte oficial da gestora das infra-estruturas, acrescentando que as companhias que operam com outras empresas de assistência em terra, assim como as que operam no Terminal 2 do aeroporto de Lisboa, “mantêm a sua operação”.
Nos aeroportos do Porto, Faro, Funchal e Porto Santo a greve não regista, pelo menos até ao momento, impacto significativo, acrescentou.
A ANA solicita aos passageiros com voo marcado, para este sábado e domingo, que se informem sobre o estado do mesmo, antes de se deslocarem para o aeroporto.
Este sábado é o primeiro dia da greve convocada pelo Sindicato dos Técnicos de Handling de Aeroportos (STHA), como protesto pela “situação de instabilidade insustentável, no que concerne ao pagamento pontual dos salários e outras componentes pecuniárias” que os trabalhadores da Groundforce enfrentam desde Fevereiro de 2021.
A paralisação vai prolongar-se pelos dias 18 e 31 de Julho, 1 e 2 de Agosto, o que levou a ANA a alertar esta sexta-feira para possíveis constrangimentos nos aeroportos nacionais, cancelamentos e atrasos nos voos assistidos pela Groundforce, nos aeroportos de Lisboa, Porto, Faro, Funchal e Porto Santo.
Na mesma nota em que no início do mês dava conta da greve, a estrutura sindical detalhou que a paralisação abrange os trabalhadores da SPdH (Groundforce) de Lisboa, Porto, Faro, Funchal e Porto Santo e que decorrerá das 0h do dia 17 às 24h do dia 18 de Julho de 2021 e das 0h do dia 31 de Julho às 24h do dia 2 de Agosto de 2021.
O STHA convocou ainda uma paralisação ao trabalho extraordinário das 0h de dia 15 de Julho às 24h do dia 31 de Outubro de 2021.
Agências de Viagens lamentam “vergonha” nos aeroportos
O presidente das Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) lamenta “vergonha que se está a passar” nos aeroportos portugueses, devido à greve da Groundforce, numa altura em que as empresas tentam reerguer-se da crise.
“Onde é que ficou o direito de Portugal a reerguer-se enquanto economia? Alguém faz uma pequena ideia do que é que a nossa concorrência enquanto destino turístico está já a fazer nas redes sociais, à conta da vergonha que se está a passar nos nossos aeroportos?”, questionou este sábado Pedro Costa Ferreira, em declarações à agência Lusa.
O responsável da APAVT reconheceu as razões dos trabalhadores da Groundforce, uma vez que se trata de reivindicar o pagamento de salários, “o mais básico do direito do trabalhador”, mas considerou que se chegou “ao grau zero do respeito”, “da razoabilidade”, “do bom senso” e “do equilíbrio”.
TAP alerta para “constrangimentos significativos” na operação
A TAP avisou este sábado que a sua operação está a registar “significativos constrangimentos”, com registo de vários voos cancelados e alerta que a situação deverá manter-se no domingo.
“A TAP está com significativos constrangimentos em toda a sua operação prevista para o dia de hoje e de amanhã, devido à greve de dois dias no serviço de assistência em terra da Groundforce, que se iniciou às 0h de 17 de Julho”, refere a companhia aérea em comunicado, alertando para “expectáveis cancelamentos e atrasos nos voos assistidos pela Groundforce, sobretudo no aeroporto de Lisboa”.
A transportadora aérea está a notificar os clientes cujos voos estão a ser directamente impactados pela greve, mas solicita aos passageiros que acompanhem o estado do seu voo no site da TAP, para que possam fazer uma gestão online do voo, caso este se encontre entre os afectados pela paralisação dos trabalhadores da empresa de handling.
Em comunicado, pede aos clientes para privilegiarem “as ferramentas online para self service de bagagem” e consultarem a página no site da TAP, “criada em exclusivo para a greve, com instruções em caso de disrupção de voo e bagagem” o que pode ser feito no site.
Neste sentido, apela aos passageiros para que não se desloquem para o aeroporto em caso de voo cancelado.
Actualizado às 18h12 com os últimos dados da ANA