Concelho de Tavira em risco máximo de incêndio

Risco muito elevado de surgimento de fogos estende-se a mais de 40 concelhos dos distritos de Faro, Portalegre, Castelo Branco, Santarém, Guarda, Viseu e Bragança.

Foto
Rui Oliveira

O concelho de Tavira, em Faro, apresenta esta segunda-feira risco máximo de incêndio e mais de outros 40 estão em risco muito elevado, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, há mais de 40 concelhos dos distritos de Faro, Portalegre, Castelo Branco, Santarém, Guarda, Viseu e Bragança em risco muito elevado de incêndio. O IPMA colocou ainda quase 50 concelhos de vários distritos de Portugal continental em risco elevado.

Segundo aquele instituto, o risco de incêndio vai intensificar-se em algumas regiões de Portugal continental pelo menos até sexta-feira. O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para esta segunda-feira no continente céu geralmente muito nublado e períodos de chuva fraca ou chuvisco no litoral, mais frequentes até ao final da manhã e a partir do final da tarde, sendo por vezes moderada no Minho e Douro litoral.

Está também previsto vento fraco a moderado, neblina ou nevoeiro no litoral oeste, em especial durante a manhã e final do dia e uma pequena subida de temperatura, em especial da mínima.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 12 graus Celsius (na Guarda) e os 20 (em Faro) e as máximas entre os 21 (no Porto e em Viana do Castelo) e os 32 (em Faro).