Albano Andrade, um dos dois irmãos centenários de São Miguel de Souto, concelho de Santa Maria da Feira, morreu na terça-feira, tendo a autarquia noticiado o óbito através das redes sociais, canal que aproveitou para expressar “sentidas condolências à família enlutada, em particular ao irmão Alberto Andrade, de 109 anos, com quem Albano partilhou uma longa vida, marcada pela cumplicidade e união familiar”.
A Câmara Municipal recorda ainda que, “pelo simbolismo das suas idades, Albano Andrade e Alberto Andrade foram os primeiros idosos do concelho a serem visitados no âmbito da iniciativa Café com os Avós”, em 2018, quando tinham 108 e 106 anos. Já este ano, a 6 de Fevereiro, os irmãos “foram agraciados com um voto de louvor pela Assembleia Municipal de Santa Maria da Feira”.
Desde 2019, Albano e Alberto Andrade ostentavam o título de os irmãos mais velhos do mundo, recorde aceite pelo Livro Guinness dos Recordes, quando em conjunto somavam 216 anos: mais tempo do que os períodos de translação de Saturno (29,5 anos) e Neptuno (164,79 anos) somados.