Conceito e estética, técnica e imaginação
O que nos deixa esta obra de forte erudição, de insaciável apetite intelectual pela filosofia, literatura, arte, estética, e uma mestria técnica?
João Maria Gusmão e Pedro Paiva trabalharam com curadores diferentes e cruzaram-se com diversos artistas, construindo com uns e com outros afinidades artísticas, estéticas e pessoais. Desse conjunto extenso e rico (que este texto não esgota, basta recordar, por exemplo, os nomes de Alexandre Estrela, de Nuno Faria ou dos colecionadores Maria e Armando Cabral), o Ípsilon conversou com o professor e curador Sérgio Mah, que convidou a dupla para o PHotoESPAÑA, 2018, com o director e curador da Zé dos Bois Natxo Checa, que trabalha com eles desde os anos 2000, e, finalmente, Gonçalo Pena, artista com o qual João Maria Gusmão e Pedro Paiva já colaboraram e com quem Gusmão continua a colaborar (a exposição de Gonçalo Pena no Museu de Serralves tem a sua curadoria).
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.