Casa da Calçada: há 20 anos a embalar os sonhos de Amarante
No ano em que celebra duas décadas ao serviço da hotelaria, a Casa da Calçada, um palácio nas margens do Tâmega, joga o presente e o futuro num equilíbrio de forças entre a tradição e a inovação. Onde é que já se viu harmonizar menus Michelin com chás e infusões?
Da Ponte de São Gonçalo, em Amarante, olha-se em redor e, para além do rio Tâmega, que corre tranquilo lá em baixo, há dois edifícios que se destacam. De um lado, a Igreja e Convento de São Gonçalo – actualmente em obras, o que estraga as fotografias; do outro, o amarelo da Casa da Calçada, agora matizado pelo verde de árvores frondosas. Ninguém fica indiferente ao seu porte altivo e apalaçado. Caminha-se meia dúzia de passos, cruzando a ponte, Monumento Nacional desde 1910, e o seu imponente portão, escancarado, convida a entrar.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.