José Pedro Cortes: as melancólicas tramas da fotografia

Retratos, ruínas e arquitecturas são a matéria das mais recentes fotografias de José Pedro Cortes.

ipsilon,jose-pedro-cortes,fotografia,critica,artes,culturaipsilon,
Fotogaleria
A montagem, alternando os grandes formatos com os tamanhos reduzidos, está longe da habitual monotonia que vemos em tantas exposições de galerias Marco Pires
ipsilon,jose-pedro-cortes,fotografia,critica,artes,culturaipsilon,
Fotogaleria
Marco Pires
ipsilon,jose-pedro-cortes,fotografia,critica,artes,culturaipsilon,
Fotogaleria
Marco Pires
ipsilon,jose-pedro-cortes,fotografia,critica,artes,culturaipsilon,
Fotogaleria
Marco Pires
Museu de Arte
Fotogaleria
Marco Pires
,ROBERT MORAT | GALERIA DE BERLIM
Fotogaleria
Marco Pires
,Museu de Arte
Fotogaleria
Marco Pires
ROBERT MORAT | GALERIA DE BERLIM
Fotogaleria
Marco Pires
cultura,ipsilon,fotografia,critica,artes,culturaipsilon,
Fotogaleria
Marco Pires
ROBERT MORAT | GALERIA DE BERLIM
Fotogaleria
Marco Pires
cultura,ipsilon,fotografia,critica,artes,culturaipsilon,
Fotogaleria
Marco Pires
cultura,ipsilon,fotografia,critica,artes,culturaipsilon,
Fotogaleria
Marco Pires
cultura,ipsilon,fotografia,critica,artes,culturaipsilon,
Fotogaleria
Marco Pires
cultura,ipsilon,fotografia,critica,artes,culturaipsilon,
Fotogaleria
Marco Pires
cultura,ipsilon,fotografia,critica,artes,culturaipsilon,
Fotogaleria
Marco Pires
cultura,ipsilon,fotografia,critica,artes,culturaipsilon,
Fotogaleria
Marco Pires
cultura,ipsilon,fotografia,critica,artes,culturaipsilon,
Fotogaleria
Marco Pires
cultura,ipsilon,fotografia,critica,artes,culturaipsilon,
Fotogaleria
Marco Pires

Quase imediatamente, somos levados a associar as fotografias que José Pedro Cortes seleccionou para a exposição Corpo Capital com os antigos géneros pictóricos do retrato, da paisagem e da natureza-morta. As imagens, todas elas coloridas e, segundo o seu autor, fruto de uma intervenção mínima ao nível da pós-produção, convocam o cromatismo saturado de certa pintura matérica, repleta de apelos à pura sensação visual. Mas não se trata apenas disso. José Pedro Cortes fala-nos numa relação com a imagem que só pode ser entendida através da história. De uma história que produziu milhares de imagens, e isto desde tempos imemoriais, desde muito antes da invenção da fotografia. Corpo Capital, o título escolhido para a exposição, é ambíguo, e o significado exacto do adjectivo nunca fica totalmente elucidado.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.