Vladimiro Feliz é o candidato do PSD à Câmara do Porto

Antigo vice-presidente da autarquia é uma escolha de Rui Rio, de quem é muito próximo.

Foto
Vladimiro Feliz (esq.ª) com Sobrinho Simões (centro) e Rui Rio (dir.ª), 2007 nFACTOS / Fernando Veludo (arquivo)

O ex-vice-presidente de Rui Rio na Câmara do Porto, Vladimiro Feliz, é a escolha pessoal do presidente do partido para disputar a segunda autarquia, e o seu nome vai ser anunciado nesta terça-feira à tarde pelo líder social-democrata, numa conferência de imprensa, onde serão reveladas outras candidaturas autárquicas a concelhos do Norte do país.

Vladimiro Feliz foi o nome que Rui Rio sempre teve como garantido para candidatar ao Porto, mas a verdade é que o líder do partido tentou outras soluções que, contudo, não foram bem sucedidas, como foi o caso de Paulo Rangel, que recusou o convite para encabeçar uma lista pelo PSD.

Por muito que o nome do ex-vereador da Câmara do Porto circulasse internamente, tudo indica que Rio só agora o terá partilhado junto das estruturas do partido, o que ajuda a explicar a razão pela qual a comissão política concelhia do PSD-Porto convocou em cima da hora uma reunião para a noite passada. A concelhia aprovou, por unanimidade, o nome de Vladimiro Feliz como candidato do partido à presidência da câmara. Na verdade, foi uma espécie de ratificação ao contrário, uma vez que o líder do PSD já assumira que não prescindia de ser ele a escolher os candidatos das principais autarquias do país, como Lisboa e Porto.

À mesma hora, decorria uma reunião da comissão política distrital alargada, no concelho de Paços de Ferreira, para aprovar os últimos nomes do distrito do Porto.

Considerado como um dos “melhores vereadores” de Rui Rio, Vladimiro Feliz tem o apoio garantido das estruturas do partido que se vão empenhar em garantir que tenha um resultado digno, e, tratando-se de uma escolha pessoal do presidente social-democrata, é natural que o candidato conte com a presença do líder partidário em algumas acções de campanha.

O nome do engenheiro mecânico que Rio escolheu para disputar o Porto há muito que circulava no partido e ganhou um novo élan a partir do momento que o eurodeputado Paulo Rangel se colocou fora do combate autárquico. Próximo do ex-presidente da Câmara do Porto, o agora candidato é considerado pelo partido como o “melhor vereador" que Rui Rio. 

Com deputados municipais do PSD a lançar uma grande frente não socialista aberta ao movimento independente de Rui Moreira, a escolha do candidato ao Porto foi um processo difícil e houve mesmo quem desafiasse Rui Rio para liderar uma candidatura ao Porto. Na opinião de alguns sociais-democratas, seria uma forma de saldar as contas com o PSD pelo facto de ter apoiado Rui Moreira, em 2013, contra o candidato oficial do partido, Luís Felipe Menezes.

Nascido no Porto há 47 anos, Vladimiro Feliz é licenciado em Engenharia Mecânica pela Universidade do Porto e iniciou a sua carreira profissional no Instituto Electrotécnico Português, foi engenheiro de programas na OGMA – Indústria Aeronáutica de Portugal. Actualmente, é director de Sistemas de Informação e responsável da área de Smart Cities no CEiiA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento, uma das instituições que estão na vanguarda da inovação. No município do Porto, com Rui Rio – que em entrevistas recentes ao Observador e ao Porto Canal o descreveu como um dos melhores vereadores que teve e alguém que procura sempre ouvir –, Vladimiro Feliz foi, entre outros cargos, director municipal de Sistemas de Informação, vereador da Educação, Juventude e Inovação, vereador do Ambiente e Serviços Urbanos, vereador do Turismo, Inovação e Lazer e presidente da administração da PortoLazer. A concelhia do PSD-Porto aprovou na noite passada, por unanimidade, o nome de Vladimiro Feliz como candidato do partido à presidência da câmara. Na verdade, foi uma espécie de ratificação ao contrário, uma vez que o líder do PSD, Rui Rio, já assumira que não prescindia de ser ele a escolher os candidatos das principais autarquias do país, como Lisboa e Porto.

Para além de Vladimiro Feliz, na conferência de imprensa desta terça-feira à tarde, o presidente do partido apresenta, entre outros, os nomes do ex-seleccionador nacional de futebol António Oliveira como candidato do PSD à Câmara de Vila Nova de Gaia, e do líder da Confap – Confederação Nacional das Federações e Associações de Pais, Jorge Ascenção, como cabeça de lista para a Câmara de Gondomar, como o PÚBLICO tinha avançado

Sugerir correcção
Ler 5 comentários