Elliot Page é o primeiro actor trans a aparecer na capa da revista Time

O actor canadiano de 34 anos foi nomeado para vários prémios e em Dezembro passado anunciou que era transgénero.

Foto
Mark Blinch/Reuters

O actor Elliot Page será o primeiro homem trans a fazer a capa da Time, na sua última edição, que chegará às bancas na sexta-feira. O actor canadiano de 34 anos foi nomeado para vários prémios quando era Ellen Page, a actriz que deu corpo à jovem Junoem 2007, e a Vanya Hargreeves da série Umbrella Academy.

Em Dezembro passado, Elliot Page anunciou que era trans. Na altura, escreveu no Instagram: “Não dá para começar a expressar o quão incrível é sentir que me amo o suficiente para perseguir o meu eu autêntico.” Antes disso, em 2018, a então actriz casara com a namorada, a bailarina Emma Portner. Na altura partilhou na mesma rede social uma série de fotografias das duas, mostrando inclusive as alianças.

Elliot Page segue os passos da actriz Laverne Cox, que em 2014 se tornou a primeira mulher trans a aparecer na capa da Time, um sinal de aprovação dos grandes meios de comunicação às pessoas transgénero. Desde então, os direitos trans têm sido o foco de um forte debate não só nos Estados Unidos mas também em todo o mundo.

Em 2017, Donald Trump anunciou a proibição do ingresso de pessoas trans no exército norte-americano, uma decisão revogada este ano pelo seu sucessor, Joe Biden. Nos últimos 12 meses, dezenas de estados propuseram projectos de lei para proibir mulheres e raparigas trans de competir nos desportos femininos, num movimento contrário à pressão de Biden para uma maior inclusão das pessoas LGBT +.

O actor Elliot Page revelou à Time que há muito que não sentia uma ligação entre a forma como o mundo o via e como ele se sentia. “Eu simplesmente nunca me reconheci. Por muito tempo não conseguia nem olhar para uma fotografia minha”, confessou.