Covid-19: Câmara de Alcobaça resgata 15 alunos em Erasmus retidos em Espanha

Estudantes do Externato Cooperativo da Benedita ficaram retidos devido ao encerramento das fronteiras.

Foto
Estudantes de Erasmus não integram as excepções previstas ao encerramento das fronteiras Miguel Manso

A Câmara de Alcobaça vai resgatar 15 alunos do concelho que se encontram em Espanha ao abrigo do programa Erasmus e que ficaram retidos naquele país devido ao fecho das fronteiras, decretado em consequência da pandemia de covid-19.

Em declarações à Lusa, presidente da Câmara de Alcobaça, Paulo Inácio, disse que são 15 alunos do Externato Cooperativo da Benedita, na freguesia com o mesmo nome, no concelho de Alcobaça (Leiria), que “se encontravam a estudar em Barcelona e que acabaram por ficar retidos, sem poderem regressar ao país”.

Os alunos contactaram o externato que pediu a intervenção da autarquia no sentido de viabilizar o regresso ao país.

A Câmara contactou o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e “obteve uma autorização para que três motoristas se pudessem deslocar a Barcelona, num autocarro do município, para resgatarem os alunos e um professor que os acompanha”, explicou o autarca.

O autocarro partiu esta sexta-feira para Espanha e o regresso dos alunos a Portugal está previsto para domingo, devendo a chegada a Alcobaça acontecer entre o final da manhã e o início da tarde, ainda segundo Paulo Inácio.

Com o encerramento das fronteiras decretado no décimo estado de emergência, os alunos que estavam deslocados viram-se fora das excepções autorizadas para entrar ou sair do país.

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior confirmou ao P3 que os estudantes de Erasmus não integram as excepções previstas ao encerramento das fronteiras, referindo que “é uma restrição temporária e as estadas e os estágios profissionais deverão ser retomados assim que possível”.

O Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, anunciou esta sexta-feira que o controlo de pessoas nas fronteiras entre Portugal e Espanha vai manter-se até 1 de Março devido à pandemia de covid-19, passando a existir a partir de segunda-feira mais dois pontos de passagem autorizada, em Melgaço e Montalegre.

A circulação entre Portugal e Espanha é permitida, nos pontos de passagem autorizados, ao transporte internacional de mercadorias, trabalhadores transfronteiriços e de carácter sazonal devidamente documentados, e veículos de emergência e socorro e serviço de urgência.