Parque Natural de Castelo Branco recebe prémio internacional de arquitetura

O projecto albicastrense estava numa lista de oito finalistas mundiais e competia com países como os Estados Unidos da América, México, Dinamarca ou Austrália.

Foto

O Parque Natural do Barrocal, em Castelo Branco, ganhou o prémio “World Architecture News Awards - Wan Awards”, na categoria paisagens urbanas, anunciou o município local.

“É um grande orgulho para Castelo Branco e para todos os albicastrenses o reconhecimento internacional do nosso Barrocal”, refere, em comunicado, o presidente da Câmara de Castelo Branco, José Augusto Alves.

O projecto albicastrense estava numa lista de oito finalistas mundiais e competia com países como os Estados Unidos da América, México, Dinamarca ou Austrália.

“Estamos a falar de um exemplo singular da harmonização entre a preservação da biodiversidade existente nas cidades e o seu usufruto por parte da população, características que lhe conferem distinção, mas também modernidade”, lê-se na nota.

O Parque Natural do Barrocal foi inaugurado no início deste mês e integra os territórios classificados do Geopark Naturtejo Mundial da UNESCO e da Reserva da Biosfera Transfronteiriça Tejo

Tajo Internacional.

Situado no perímetro urbano da cidade, tem 40 hectares, apresenta sete mirantes, diversas formações geológicas de interesse, passadiços, trilhos naturais, parque infantil, observatório de aves e muitas outras atracções naturais. Assumindo-se como "um oásis refrescante de História Natural”, o Barrocal é resultado de “310 milhões de anos em construção”, oferecendo “uma paisagem granítica característica feita de rochas geradas nas profundezas da Terra, mas moldadas e expostas por centenas de milhões de anos de movimentos tectónicos e períodos climáticos”, disse, no anúncio da sua abertura, o presidente da câmara.

A Câmara de Castelo Branco investiu 1,4 milhões de euros na sua criação.