Trânsito cortado na Segunda Circular em Lisboa nos próximos dois fins-de-semana
Obras de requalificação no viaduto sobre a Radial de Benfica vão implicar o “corte total da circulação” no sentido Benfica-Aeroporto. Trânsito estará cortado entre as 6h de sábado e as 6h de segunda-feira nos dois fins-de-semana.
O trânsito na Segunda Circular, no sentido Benfica - Aeroporto, em Lisboa, vai estar cortado nos próximos dois fins-de-semana, entre as 6h de sábado e as 6h de segunda-feira, para obras de requalificação, anunciou esta sexta-feira o município.
A Câmara Municipal de Lisboa informou que os trabalhos incluem a reparação das juntas de dilatação no viaduto sobre a Radial de Benfica, no sentido Benfica-Aeroporto, e implicam o “corte total da circulação na Segunda Circular”.
Previstas na fase 2 da requalificação da Segunda Circular, as obras começam na Radial de Benfica e terminam na Estrada do Calhariz de Benfica, durante os dois próximos fins-de-semana, de 14 a 16 de Novembro e 21 a 23 de Novembro, entre as 6h de sábado e as 6h de segunda-feira.
Como desvio de trânsito, a Câmara de Lisboa indicou a Avenida General Correia Barreto (Radial de Benfica), em direcção ao IP7 - Itinerário Principal (Eixo Norte-Sul) e, depois, à Segunda Circular, disponibilizando mais informações e desvios de trânsito em www.lisboa.pt/segundacircular.
A requalificação da Segunda Circular representa um investimento municipal de mais de 4,5 milhões de euros (4.592.816 euros), com o objectivo de “melhorar a segurança e as condições de circulação de uma das vias estruturantes mais importantes da cidade”.
De acordo com a Câmara de Lisboa, a fase 1 da intervenção foi no sentido Aeroporto – Benfica, que decorreu de 31 de Agosto a 30 de Outubro deste ano, e a fase 2 no sentido Benfica – Aeroporto, a partir de 2 de Novembro deste ano.
Em 9 de Abril deste ano, a Câmara de Lisboa aprovou a adjudicação da repavimentação da Segunda Circular por cerca de 4,5 milhões de euros, anunciando o envio do contrato para o Tribunal de Contas para receber o visto prévio necessário para o início das obras.
Em comunicado, o executivo da capital adiantou que a proposta de adjudicação da obra, que tem um prazo previsto de dez meses, foi aprovada apenas com uma abstenção, da vereadora eleita pelo PSD Teresa Leal Coelho.
A Câmara de Lisboa reiterou ainda que, conforme já tinha sido anunciado, as obras irão decorrer entre as 21h e as 6h, excepto aos fins-de-semana e durante o mês de Agosto, períodos em que os trabalhos serão executados durante 24 horas.
De acordo com o caderno de encargos da obra, a empreitada consiste na “renovação da camada betuminosa superficial do pavimento existente, evitando-se operações mais intrusivas e onerosas, que os projectos futuros para a Segunda Circular desaconselham”.
No caderno de encargos estabelece-se ainda que não é admissível o corte total à circulação viária e que, no final de cada dia de trabalho (às 6h é reposta a circulação nos dois sentidos, “sem quaisquer obstáculos”.
Em Dezembro, o presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina (PS), justificou a realização da empreitada com “o estado da via”, considerando que “não era possível esperar mais”.
Segundo o autarca, a empreitada não representará uma mudança face ao que existe hoje, consistindo em obras de manutenção para pavimentação, pinturas e iluminação pública.