Vendas do comércio a retalho diminuíram 3% em Julho

O índice de volume de negócios nos produtos não alimentares registou uma variação homóloga de -5,4% e o índice dos produtos alimentares registou uma variação nula.

Foto
Paulo Pimenta

As vendas do comércio a retalho diminuíram 3% em Julho, em comparação com o mesmo mês do ano anterior. Foi uma queda menos acentuada do que a de 5,7% em Junho, divulgou esta sexta-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Segundo o INE, a diminuição homóloga do índice de volume de negócios no comércio a retalho foi 2,7 pontos percentuais superior à observada no mês anterior, com o índice dos produtos não alimentares a registar uma redução de 5,4% (-8,2% em Junho) e o índice dos produtos alimentares a registar uma variação nula.

Os índices de emprego, remunerações e horas trabalhadas apresentaram, por sua vez, taxas de variação homóloga de -3,6%, -0,6% e -8,3% (variações de -3,2% e -0,7% e -10,5% em Junho, pela mesma ordem), sinaliza o INE.

Os índices de Volume de Negócios, Emprego, Remunerações e Horas Trabalhadas no Comércio a Retalho, divulgados pelo INE, têm por objectivo mostrar a evolução do mercado de bens e serviços neste sector.