Atlético Madrid e Leipzig regressam ao local do crime
Espanhóis querem chegar à final da Luz para apagar mancha do passado na Champions, enquanto os estreantes alemães pretendem acabar a competição onde há quase um ano começaram com uma vitória sobre o Benfica.
Atlético de Madrid e RB Leipzig definem esta noite (20h Eleven), em Alvalade, o segundo semi-finalista da inédita edição 2019/20 da Liga dos Campeões, cuja final foi transferida de Istambul para Lisboa, oferecendo a espanhóis e alemães a oportunidade rara de revisitarem o local de um “crime”… traumatizante para Simeone e tonificante para Nagelsmann.
Para o Atlético de Madrid, esta pode ser a oportunidade de ouro para exorcizar o passado, isto caso encontre o caminho para a Luz, onde em 2014, de forma dramática, entregou La décima Champions ao rival Real Madrid.
Para Simeone, que dois anos depois voltaria a perder nova final da Liga dos Campeões para os “merengues”, dois problemas estão resolvidos: o campeão espanhol caiu nos “oitavos” e Cristiano Ronaldo saiu de cena com a eliminação da Juventus. Com a experiência acumulada de três presenças nos “quartos” nos últimos seis anos – para além da conquista da Liga Europa em 2017/18 –, sem as duas “bestas negras” no horizonte (numa prova a eliminar num único jogo desde os quartos-de-final) e com uma defesa à prova de campeões europeus (convém não esquecer a eliminação do Liverpool), ao treinador argentino abrem-se boas perspectivas numa competição em que um dos dois campeões europeus ainda em prova ficará pelo caminho quando Barcelona e Bayern se defrontarem.
??? Julian #Nagelsmann is talking to the press ahead of #RBLATM:
— RB Leipzig English (@RBLeipzig_EN) August 12, 2020
"It's the @ChampionsLeague quarter finals - it's perfectly normal that the players are full of energy and motivated. It has the potential to be a very emotional game. We're looking forward to it."
??? #MissaoFinal pic.twitter.com/RPpQzlX500
Do outro lado da barricada, atento à evolução dos casos positivos de covid-19 de Ángel Correa e Sime Vrsaljko, o RB Leipzig regressa à capital portuguesa onde há quase um ano iniciou a caminhada na Champions com uma vitória (1-2) na Luz, com dois golos de Timo Werner, o grande ausente no plantel de Negelsmann, transferido para o Chelsea graças aos 34 golos obtidos em 45 partidas.
[????] RUEDA DE PRENSA
— Atlético de Madrid (@Atleti) August 12, 2020
?? @Simeone y Oblak, protagonistas en la comparecencia previa a nuestro partido de cuartos en @LigadeCampeones
? ¡Sigue en directo lo que nos cuentan! ?
???#AúpaAtleti | ?#RBLAtleti
? #UCL | ?? #Lisboa2020 https://t.co/1MdwzXXVUw
Neste caso, o “crime” compensa amplamente e o estreante germânico prepara-se para contornar a muralha espanhola, aplicando a receita com que aniquilou o Tottenham de José Mourinho, com 4-0 nas duas mãos da ronda anterior. Resta saber se a versatilidade táctica de Nagelsmann está à altura da consistência do jogo de Simeone, que, imediatamente antes de o novo coronavírus ter interrompido todas as competições, infligiu duas derrotas ao campeão em título Liverpool.
[????] LIVE TRAINING SESSION
— Atlético de Madrid (@atletienglish) August 12, 2020
Come on now! ????
??? #AúpaAtleti | ? #RBLAtleti
? #UCL https://t.co/DOQn2GoaYV
De qualquer modo, ainda que Nagelsmann acredite que “a experiência do Atlético” seja irrelevante num único jogo, será sempre interessante descobrir se o “cholismo” é, de facto, capaz de silenciar a irreverência bávara, que terá ainda de superar a influência de João Félix em terras lusitanas.
Simeone não respondeu ao alemão, elogiando-o, garantindo que “a vitória não é importante... é o único resultado!”, disparou, indiferente à forma como se atingem os fins no futebol. O argentino lamentou apenas as baixas de Ángel e Vrsaljko, por tudo o que deram à equipa e ficarem agora excluídos.
Mas voltando a Félix. O português, ao contrário do verificado no último jogo em Anfield, não deve ser titular, cedendo o lugar no onze ao herói de Liverpool, Marcos Lorente, que saltou do banco para marcar dois golos e fazer uma assistência e carimbar a passagem do Atletico aos quartos-de-final.
Por isso, só Alvalade, onde em 2017/18 Jorge Jesus não conseguiu reverter a derrota dos leões em Madrid e, assim, travar a caminhada triunfante do Atlético de Madrid na Liga Europa, determinará quem estará nas meias-finais, na Luz.