A Associação de Bloggers de Viagem Portugueses (ABVP) tem pronto o livro Viagens de uma Vida, que compila as aventuras mais marcantes de 25 dos seus associados. Há alguns dias espalhados pelo mapa de Portugal — prolonga-se pelas próximas semanas a iniciativa #euficoemportugal — , os membros da ABVP sugerem agora que levemos “o mundo na bagagem”.
“Venha visitar Portugal... mas leve na bagagem o resto do mundo”, sugere a Associação, que assim lança o seu primeiro livro, um percurso por 25 países nos cinco continentes, uma “oportunidade de idealizarmos e sonharmos com as nossas próximas viagens enquanto saboreamos os encantos de Portugal”, resume Filipe Morato Gomes, presidente da ABVP.
Viagens de uma Vida veste-se de cores para o Festival Holi, em Varanasi, na Índia, recupera a luta pela sobrevivência no campo de refugiados Rohingya em Cox’s Bazar, no Bangladesh, acompanha a mítica Rota 40, no sul da Argentina, e vive das paisagens inóspitas da Gronelândia e de Madagáscar.
“Viajar é uma inigualável forma de crescimento e de enriquecimento pessoal”, acrescenta Filipe Morato Gomes. Este primeiro livro da ABVP, diz, pretende “celebrar a viagem e tudo o que esta pode fazer por nós e pelos outros”. “Queremos que o leitor se sinta inspirado para partir, explorar e descobrir-se”.
A obra (uma edição Idioteque; preço de capa 15 euros) chega às livrarias a 23 de Junho e será lançado na vila de Castro Laboreiro, Melgaço, num evento que será transmitido online através da página de Facebook da ABVP pelas 13h.
“O livro fala de lugares, mas também de medos que são superados, de desconfortos que são tornados desafios, de liberdades incondicionais que só o longe e o atirar-nos no desconhecido nos permitem, assim nos consigamos soltar de nós mesmos e das nossas amarras físicas e psicológicas”, acrescenta Rui Barbosa Batista, autor do blogue Bornfreee e vice-presidente da ABVP.
Manuel Andrade, da Idioteque, fala de uma obra “inspiradora e mundividente”. O segundo livro da série, a lançar em 2021, será inteiramente dedicado a Portugal, como epílogo da iniciativa #euficoemportugal.