MNE confiante que Portugal vai ser cluster da industrialização na Europa
Recursos humanos, domínio de várias línguas, tecnologia e a qualidade do ecossistema de conhecimento e inovação são as mais-valias.
A estratégia de Portugal para ultrapassar a crise económica provocada pela pandemia da covid-19 passa por tornar o país um “poderoso cluster da industrialização na Europa”, defendeu esta quarta-feira o ministro dos Negócios Estrangeiros em comissão parlamentar.
“O primeiro eixo [da estratégia portuguesa] é que Portugal quer estar na linha da frente da reindustrialização da Europa e quer pôr ao serviço da Europa as suas enormes capacidades em matéria industrial”, afirmou Augusto Santos Silva numa audição da comissão de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação.
“Fala-se do têxtil e do vestuário, do calçado, mas também de engenharia, farmacêutica e agro-alimentar. Portugal quer ser um factor de industrialização, um cluster industrial poderoso na Europa da reindustrialização”, avançou o ministro.
Segundo Santos Silva, a crise económica provocada pelo confinamento e o encerramento das actividades económicas no âmbito da pandemia do novo coronavírus obrigou a “aprender algumas lições que poderão ser uma oportunidade para Portugal e Europa”.
Uma dessas lições é que a economia europeia precisa de uma reindustrialização, o que, segundo Augusto Santos Silva, pode ser uma oportunidade para Portugal.
“Portugal tem vantagens enormes do ponto de vista da segurança humana, implicando a qualidade dos seus sistemas de saúde, da segurança pública e das condições de vida e bem-estar e esse é um activo essencial para o sector do turismo”, defendeu.
Além disso, acrescentou o chefe da diplomacia, responsável pela internacionalização da economia portuguesa, o país tem activos importantes que pode e deve usar: “a qualificação dos recursos humanos, o domínio plurilinguístico, a tecnologia, a qualidade do serviço e a qualidade do ecossistema de conhecimento e inovação, assim como as áreas em que [o país] é hoje dominante, a começar pela energia renovável”.
Por outro lado, “a dupla direcção da estratégia ganhará ainda mais sentido”, referiu ainda, explicando que se dirige, ao mesmo tempo, ao mercado interno europeu - destino de três quartos das exportações portuguesas - e também ao mercado externo, com particular interesse em África e na América Latina.