Covid-19: um casal num barco salva-vidas. “Estamos a salvo do vírus e de tudo”

Quando soou o alarme covid-19, Ana e Hamish estavam em casa, que é como quem diz a bordo de um barco “muito independente”, “perfeito para uma pandemia”. “Em jeito de metáfora”, dizem, parece que foi comprado para navegar para longe de uma civilização a afundar-se.

Fotogaleria
Fotogaleria

Diário de bordo. Por momentos, enquanto dura a conversa via Messenger, estamos a sudoeste de Berlim, “num sítio chamado Seddinsee”, um lago nos arredores da capital alemã, uma floresta de pequenas ilhas que tem sido o refúgio da portuguesa Ana Reis, 44 anos, e do inglês Hamish Campbell, 55. A última vez que conversáramos, em Junho de 2019 — planeta Terra pré-pandemia — os protagonistas da Fugas tinham atracado em Galati, na Roménia, e contavam a aventura da circum-navegação da Europa por rio a bordo de um barco salva-vidas concebido para 61 pessoas (Fassmer CLR-C de 7.2m x 2.89m e 3200Kg) que Hamish encontrou numa velha plataforma petrolífera na Escócia e alterou para viver nele.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.