Coronavírus: Hotelaria nacional com perdas de 30%

Dados são preliminares e fazem parte de um inquérito promovido pela Associação da Hotelaria de Portugal.

Foto
Hotelaria teme efeitos do vírus na Páscoa Manuel Roberto

O sector da hotelaria calcula, a nível nacional, uma perda de receita de 30% devido ao novo coronavírus no período de 1 de Março e 30 de Junho, de acordo com os dados preliminares de um inquérito realizado pela Associação da Hotelaria de Portugal (AHP).

Os dados serão apresentados de forma aprofundada na próxima quinta-feira de manhã. De acordo com a AHP, este inquérito, feito nos primeiros dias de Março, terá depois actualizações constantes, feitas pelos hotéis e pela AHP, a maior associação do sector.

A AHP, com base nos resultados preliminares do inquérito, diz também que as taxas de cancelamento “estão muito acima das verificadas em anos anteriores e o efeito do Covid-19 [a doença provocada pelo novo coronavírus] na hotelaria é sentido não só nos cancelamentos imediatos, mas também nas reservas futuras, com os hoteleiros a indicar que estão já a registar importantes cancelamentos de reservas futuras”.

A época da Páscoa, período em que há normalmente um pico da procura por parte de turistas estrangeiros e nacionais, está neste momento em risco.

Esta terça-feira, o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, e a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, vão reunir-se ao final da tarde com a Confederação do Turismo de Portugal, presidida por Francisco Calheiros, bem como com diversas associações do sector.

Corrige período correspondente às perdas, após clarificação dos dados feita pela AHP.

Descarregue a app do PÚBLICO, subscreva as nossas notificações e esteja a par da evolução do novo coronavírus.

https://www.publico.pt/apps

Sugerir correcção
Comentar