Um quinto da nossa floresta vai ter de mudar e há 168 milhões de euros para começar a fazê-lo
Ministério do Ambiente avança em Março com concurso para as primeiras acções de reconversão da floresta no âmbito do Programa de Transformação da Paisagem que vai abranger, numa década, 20% da área florestal do país.
Imagem crítica de um país centralizado, a expressão “Portugal é Lisboa, o resto é paisagem” pode vir a ganhar uma outra conotação, positiva, se a iniciativa que o Ministério do Ambiente e da Acção Climática apresentou esta quarta-feira, em Santarém, ganhar lastro, e mexer, como se promete, com os territórios do interior fragilizados pelos incêndios. É na floresta de boa parte deles, começando eventualmente pela serra de Monchique, pela da Lousã e pelo Pinhal Interior, que o Governo quer levar a cabo o Programa de Transformação da Paisagem com o objectivo de, numa década, reduzir a metade a área que arde anualmente, anunciou o ministro Matos Fernandes.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.