Chuva forte deixa Norte do país sob aviso amarelo

O aviso amarelo para os quatro distritos do norte termina às 18h de hoje. Chuva continua até ao fim-de-semana, que traz também descida das temperaturas.

Foto
Paulo Pimenta / PUBLICO

Os distritos do Porto, Braga, Viana do Castelo e Vila Real estão esta quarta-feira sob aviso amarelo até às 18h, por causa da previsão de chuva forte, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O aviso amarelo, o terceiro de uma escala de quatro, indica situação de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica.

Para o resto do território do continente o IPMA prevê para esta quarta-feira céu geralmente muito nublado e chuva, sendo fraca no Baixo Alentejo e Algarve. A chuva vai aliás ficar a semana toda e o fim-de-semana prolongado traz também o frio.

A previsão aponta também para vento fraco a moderado do quadrante sul, tornando-se do quadrante oeste na região Sul a partir do início da tarde, e sendo moderado a forte nas terras altas do Norte e Centro até final da tarde. Está ainda prevista neblina ou nevoeiro e pequena descida da temperatura máxima no litoral da região Centro.

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 11 graus Celsius (Guarda e Bragança) e os 18 (em Lisboa) e as máximas entre os 15 (na Guarda) e os 23 (em Santarém, Évora, Beja e Faro).

Aviso amarelo nos Açores

O IPMA emitiu também aviso amarelo para os grupos ocidental (Flores e Corvo) e central (Graciosa, S. Jorge, Pico, Faial e Terceira) devido à previsão de vento forte. O aviso vai estar em vigor entre as 12h locais desta quarta-feira (13h em Lisboa) e as 15h de quinta-feira (16h em Lisboa).

O Instituto prevê para os grupos ocidental e central céu geralmente muito nublado, períodos de chuva, vento sul fresco, temporariamente muito fresco a forte com rajadas até 90 quilómetros por hora. Para o grupo oriental (Santa Maria e São Miguel) está previsto céu geralmente muito nublado, períodos de chuva e vento sul moderado a fresco, tornando-se muito fresco com rajadas até 65 quilómetros por hora.

Em Santa Cruz das Flores as temperaturas vão variar entre os 18 e os 23, na Horta 19 e os 23 e em Angra do Heroísmo e Ponta Delgada entre os 19 e os 24 graus.