“Uma boa promoção é a que envolve a cidade inteira”
Jordi Hereu, ex-autarca de Barcelona e agora consultor de planeamento urbano, diz que a forma como uma cidade se promove tem de ser entendida e aceite pelos seus cidadãos: “Ou construímos a marca entre todos ou não é uma boa marca.”
Jordi Hereu foi presidente da câmara de Barcelona entre 2006 e 2011. Saiu quando as suas propostas para reabilitar uma parte da Avenida Diagonal, a mais comprida e engarrafada da cidade, foram chumbadas num referendo local. Queria retirar grande parte dos carros da avenida e criar mais espaços pedonais e para transporte público -- ideias que agora ganham força em muitas cidades europeias e que lhes têm servido de chamariz.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.