Livro de editora portuguesa nomeado para shortlist de melhor publicação de arquitectura do ano

Civitas / São Paulo vai ser apresentado durante a Feira do Livro de Frankfurt, que termina no próximo domingo, dia 20 de Outubro. E é candidato ao Prémio DAM Architectural Book Award 2019.

Foto

O livro Civitas / São Paulo, do arquitecto João Carmo Simões, editado pela portuguesa monade, é finalista do Prémio DAM Architectural Book Award 2019 para melhor publicação de arquitectura do ano, atribuído durante a Feira do Livro de Frankfurt.

O prémio, criado pela Feira do Livro de Frankfurt, que arrancou esta quarta-feira, e pelo Museu Alemão de Arquitectura (DAM) é considerado o mais prestigiado em edição da arquitectura.

O júri seleccionou um grupo de dez vencedores e dez menções de shortlist para o prémio de entre mais de 100 editoras de arte e arquitectura, num total de 227 entradas.

“O projecto parte de uma procura de captar uma arquitectura muito particular de um conjunto de obras de mestres modernos [na cidade de] São Paulo. Essa ideia está logo enunciada no título - Civitas, o sentido de criação de comunidade, de lugar comum, recuperando um sentido antigo elementar de polis”, revelou Daniela Sá, arquitecta e editora da monade, em declarações à agência Lusa.

“A cidade de São Paulo, em geral, é o contrário disso, caótica, sem planeamento e sem espaço público e é justamente aí, nesse contexto, que vemos com uma força muito particular o desejo de um conjunto de arquitectos modernos em construir cidade através dos seus edifícios pontuais”, acrescenta, apontando os exemplos de obras de Vilanova Artigas, Lina Bo Bardi, Salvador Candia, Rino Levi, Oscar Niemeyer ou Paulo Mendes da Rocha.

No total, são 17 edifícios descritos no livro, depois de mais de dois anos de investigação e visitas a cerca de 40 obras de arquitectura em São Paulo.

O livro reúne, “pela primeira vez”, um “conjunto singular de edifícios, propondo uma leitura actual, através de imagens inéditas e peças gráficas redesenhadas pelo autor.”

“Parte destas obras são hoje espaços de referência da cidade, sublinhando a relevância contemporânea desta arquitectura”, descreveu a monade.

“A nomeação para a shortlist é um reconhecimento importante, não apenas para uma editora recente como nós, mas sobretudo para uma aposta num livro como o Civitas, extenso, detalhado e exigente com o leitor. É um prémio de agora para uma persistência que é antiga, uma crença no valor tanto da arquitectura como do próprio livro e da edição”, partilhou Daniela Sá. Civitas / São Paulo vai ser apresentado durante a Feira do Livro de Frankfurt, que começa hoje e termina no próximo domingo, dia 20 de Outubro.

A cerimónia de atribuição dos prémios decorre ao final desta quarta-feira à tarde, na Biblioteca do DAM (Deutsches Architekturmuseum) em Frankfurt.