Campanha troca resíduos por plantas

Iniciativa pretende alertar para a necessidade de reciclar objectos compostos por metais pesados.

Foto
Objectivo é alertar para a necessidade de reciclar objectos como é o caso das pilhas e das baterias, que não devem ser colocados no lixo comum. Francisco Romao Pereira

A Câmara de Proença-a-Nova promove, no dia 21, uma campanha de troca de resíduos por plantas, iniciativa que pretende alertar para a necessidade de reciclar objectos compostos por metais pesados, foi anunciado esta segunda-feira.

“O objectivo desta iniciativa é, simultaneamente, alertar para a necessidade de reciclar objectos compostos por metais pesados, como é o caso das pilhas e das baterias, que não devem ser colocados no lixo comum, já que podem demorar até 500 anos a degradar-se, e promover a entrega destes produtos recebendo em troca árvores e arbustos”, explica, em comunicado, este município do distrito de Castelo Branco.

A campanha Troque Resíduos por Plantas decorre no dia 21, no Viveiro Municipal de Proença-a-Nova, na época de plantação por excelência para a grande maioria das espécies arbustivas e arbóreas. “Assim, por cada 20 pilhas ou baterias, seis lâmpadas ou dois pequenos electrodomésticos, será oferecida uma planta (árvore ou arbusto) de uma lista preestabelecida”, lê-se na nota.

Esta é a segunda vez que o município de Proença-a-Nova promove a campanha Troque Resíduos por Plantas. No ano passado decorreu no dia 21 de Março para assinalar do Dia Mundial da Árvore.

Na altura, foram entregues no total 232 plantas em troca de 4.002 pilhas e baterias, 716 tinteiros e 37 carregadores que foram dados à Escola Pedro da Fonseca para o projecto Eco Escolas.