Caminhar, pedalar, escalar ou simplesmente estar nos Pirenéus
A subida até ao pico faz-se de teleférico e a paisagem de neve branca que cobre a encosta é, nesta altura do ano, substituída pelo verde e o quase preto das pedras, ponteado pelos animais da montanha, alguns surpreendentes. Os Altos Pirenéus são os picos, os glaciares, os retiros – sejam religiosos ou de bem-estar
Junto às bilheteiras, os lamas vão mordiscando as ervas, indiferentes aos carros e a quem os fotografa, surpreendido por ali os encontrar. A tabuleta indica a estação de teleférico do Pic du Midi e não para qualquer paragem de montanha na América do Sul. Estamos nos Altos Pirenéus franceses e o objectivo é visitar a primeira reserva internacional de céu estrelado, ou seja, um lugar privilegiado para ver planetas e galáxias, seja nos enormes telescópios, seja a olho nu.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.