Meghan está a ditar as tendências de moda por terras de Sua Majestade
À duquesa de Sussex é atribuído o papel de ser um ícone da moda e ditar tendências com a da moda sustentável. O seu guarda-roupa está avaliado em 580 mil euros.
Os seus casacos, calças de ganga, pulseiras e bolsas podem instantaneamente fazer com que as vendas dos designers subam e que os sites de vendas fiquem bloqueados com a procura. Desde 2016, ano em que subiu ao estrelato global como a namorada do príncipe Harry, que os conjuntos que Meghan Markle usa têm sido escrutinados e copiados.
Os blogues e redes sociais dedicados ao lifestyle da norte-americana, que se tornou duquesa depois de casar com o neto da rainha Isabel II, têm-se multiplicado, tal como aconteceu com a sua cunhada Kate, mulher do príncipe William, o segundo na linha de sucessão, dando aos seguidores a possibilidade de comentar os seus últimos visuais.
“O efeito Meghan é um fenómeno económico semelhante ao efeito Kate. Se ela veste algo, isso transforma-se em ouro”, declara Christine Ross, editora do blogue de moda Meghan's Mirror, que descreve o estilo da ex-actriz como “muito moderno e na moda”.
As roupas de Meghan Markle rondam as 300 libras (350 euros), um preço muito elevado para a média das mulheres britânicas, acrescenta Ross. Se para a maioria os vestidos de autor, as malas de luxo e os stilettos são um sonho, para a duquesa são a sua imagem diária.
No seu dia-a-dia atarefado, Meghan revela uma tendência para usar marcas de luxo, em particular, a francesa Givenchy, cuja directora artística Clare Waight Keller desenhou o seu vestido de casamento. Mas a Dior, Ralph Lauren, Carolina Herrera e Oscar de la Renta também estão entre as suas preferências para eventos formais.
“O roupeiro de Meghan é realmente único, porque contém várias peças feitas à medida e nunca saberemos quanto custaram”, continua Christine Ross, que estima que o investimento em roupa ronde as 500 mil libras (580 mil euros), por ano.
Embora se tenha tornado numa impulsionadora da moda, Meghan Markle, que em 2018 conquistou o título de a Mulher mais Bem Vestida, atribuído pela People Magazine, continua leal às marcas menos conhecidas que já vestia antes de atingir a fama global. A ex-actriz de 37 anos participou na série dramática Suits – filmada em Toronto – e já usou marcas canadianas como Mackage, Aritzia e Line the Label.
Para ocasiões mais descontraídas, Meghan usou J.Crew e outras marcas conhecidas pelas suas credenciais ambientais e sociais: um vestido Reformation, ténis Veja, calças de ganga da Outland Denim e jóias feitas de metal reciclado. “Meghan criou um nicho ao apoiar marcas de moda sustentável”, afirma Holly Rains, editora online da revista Marie Claire britânica. “As pessoas vêem Meghan como uma musa do estilo... Ela bloqueia sites.” Os acessórios mais baratos são os preferidos dos consumidores.
“As jóias, as malas, os cintos permitem-nos adicionar o toque de Meghan às nossas roupas”, defende a editora. Christine Ross acredita que o estilo casual da duquesa de Sussex é o mais popular entre os leitores. Os conjuntos de maternidade também são muito procurados. “Ela tem muitas peças personalizadas e feitas à medida que, de forma alguma, são de pré-mamã e isso tem feito realmente a diferença”, afirma a editora do Meghan's Mirror.
Michael Talboys, especialista em moda da realeza, revela que espera ver Meghan a utilizar mais marcas britânicas. A duquesa já usou peças de Victoria Beckham, Strathberry, Marks & Spencer e o seu segundo vestido de noiva é da autoria da designer Stella McCartney. “Enquanto duquesa britânica, deve promover os designers britânicos no mundo”, defende Talboys. Algo que Kate Middleton faz com muita frequência.
Veja alguns dos visuais de Meghan Markle na fotogaleria em cima.