A Louis Vuitton prepara-se para lançar uma linha de três colónias unissexo, as primeiras na sua colecção de fragrâncias que até agora tem perfumes exclusivos para homem e para mulher. Chama-se Les Colognes e fazem parte da gama Les Parfums. A colecção chega às lojas no dia 4 de Abril. Esta colecção surge três anos depois de a maison estrear Les Parfums, a linha que marcou o fim de um interregno no fabrico de perfumes de 70 anos.
Jacques Cavallier-Belletrud – o mestre perfumista responsável por fragrâncias como Acqua di Gio de Giorgio Armani e Opium de Yves Saint Laurent –, confessa que a criação desta nova gama foi um desafio pessoal. Para criar Sun Song, Cactus Garden e Afternoon Swin inspirou-se nas paisagens da Califórnia, EUA, o que lhe permitiu juntar a “espontaneidade” à “sofisticação”.
Como é que se imagina um perfume que assente bem a ambos os géneros? “Sonhei em criar um perfume com leveza. Localizando a fronteira sensível entre uma eau de Verão agradável mas fugaz e a permanência de um perfume que se expressa na pele ao longo do tempo. Sun Song, Cactus Garden e Afternoon Swim são as cores do Verão e das intermináveis noites se prolongam porque as criei com o mesmo respeito que os grandes perfumes, com materiais raros e naturais cujas qualidades são excepcionais. São perfumes de luz, com notas que explodem para revelar toda a naturalidade que lhes é inerente”, responde.
De acordo com a Louis Vuitton, os perfumes “carregam a promessa de aventura” e ilustram uma “aliança particular entre a leveza da névoa cítrica e a profundidade das flores”. A marca descreve Sun Song como “uma melodia olfactiva” que junta flores de laranjeira, cidra e almíscar; Cactus Garden – mate, bergamota, erva-cidreira – confere uma sensação de “frisson de emoção”; e Afternoon Swim combina a bergamota com o cheiro de citrinos como laranja e tangerina numa “onda de felicidade”.
As embalagens da linha Cologne Perfume foram desenhadas pelo artista multimédia, Alex Israel que encontrou inspiração na sua cidade natal, Los Angeles. Israel “imaginou cada perfume como uma pedra de toque no seu universo, combinando fragrância com obras de arte emblemáticas para capturar o espírito de cada perfume”, explica a Louis Vuitton em comunicado.