O criador português Luís Buchinho apresentou nesta quarta-feira a sua colecção Outono/Inverno num evento paralelo durante a Semana da Moda de Paris, inspirando-se nas mulheres aviadoras do início do século XX, mas mantendo o ADN da sua marca.
“Inspirei-me nas mulheres aviadoras do século XX em que há todo um imaginário de uma mulher aventureira, bastante forte e determinada. Também há a nose art [as imagens pintadas pelos soldados nos aviões durante a II Guerra Mundial] com um imaginário feminino que foi trabalhado graficamente e assim surgiu esta colecção, que é virada para a cidade”, afirma Luís Buchinho.
O criador apresentou a sua colecção no Oratório do Louvre – onde antes passou Diogo Miranda – e apostou numa passerelle atravessada por linhas vermelhas e amarelas, como se de uma pista de aterragem se tratasse. As modelos desfilaram vários casacos de Inverno com blocos de cores, blusões típicos de aviador e saias plissadas com diferentes comprimentos.
Buchinho apostou em materiais pesados como cabedal, lãs, lanifícios mais pesados, tweeds e malhas, transmitindo uma ideia de “protecção”. “São os meus materiais de sempre. É tudo o que faz parte do meu ADN enquanto marca”, aponta. Já em relação às cores para a próxima estação, o designer nacional focou-se no branco, preto, azul-marinho, apontamentos de amarelo, verde seco e os pormenores gráficos, especialmente nas calças, em vermelho e branco. No calçado, a tendência foi para as botas acima do joelho.
O criador português não esqueceu os acessórios, com brincos inspirados nas formas dos aviões e três novos modelos de óculos de sol, uma parceria que mantém com a empresa Ergovisão.
A presença de Luís Buchinho em Paris, França, teve o apoio do Portugal Fashion, um projecto da responsabilidade da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), desenvolvido em parceria com a Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP).