Depressão Gabriel traz chuva, neve e vento forte
A chuva irá atingir principalmente o Norte e Centro do país, em especial no litoral.
Portugal continental vai ser afectado na terça-feira pela passagem da depressão Gabriel, centrada na Bretanha, França, prevendo-se períodos de chuva, queda de neve e vento forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Em comunicado, o IPMA esclareceu que Portugal continental será afectado entre as 7h33 e as 23h59 de terça-feira por uma superfície frontal fria associada à depressão Gabriel, que estará centrada na Bretanha. Na sequência da superfície frontal, está previsto para o continente a ocorrência de períodos de chuva, em especial nas regiões Norte e Centro, e que será fraca na região Sul.
“Esta precipitação será sob a forma de neve acima de 1200/1400 metros, descendo a cota para 1000 metros na região Norte no final do dia”, adianta o IPMA.
O instituto indica ainda que está previsto vento forte com rajadas até 65 quilómetros por hora (km/h) no litoral oeste, e até 85 km/h nas terras altas.
“A influência desta depressão em Portugal será sentida em algumas das zonas marítimas de responsabilidade nacional”, salienta o IPMA.
O IPMA prevê para esta segunda-feira no continente céu geralmente muito nublado, apresentando-se pouco nublado na região Sul até meio da manhã e diminuindo de nebulosidade nas regiões do interior a partir do final da tarde.
Estão também previstos períodos de chuva ou aguaceiros nas regiões Norte e Centro, em especial no litoral, que poderão ser de neve acima de 1200/1400 metros.
A previsão aponta ainda para vento fraco a moderado predominando de noroeste, soprando por vezes forte, com rajadas até 60 km/h, no litoral oeste, e sendo forte (35 a 45 km/h), com rajadas até 80 km/h, nas terras altas.
Está ainda previsto possibilidade de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e uma pequena subida da temperatura máxima.
As temperaturas mínimas vão oscilar entre um grau (na Guarda) e nove (em Faro, Setúbal, Lisboa, Santarém, Leiria e Aveiro) e as máximas entre os nove graus (na Guarda) e os 19 (em Faro).