Miguel Oliveira ambiciona título mundial de MotoGP "o quanto antes"

O motociclista português vai estrear-se no escalão máximo do mundial de Moto GP. A ambição é crescente.

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Miguel Oliveira LUSA/MANUEL DE ALMEIDA

O piloto Miguel Oliveira afirmou na quinta-feira que sonha conquistar o Campeonato do Mundo de MotoGP o mais cedo possível e que o ano de estreia na categoria "rainha" pode ser determinante para atingir esse objectivo.

"Ser campeão do mundo obviamente que está nos meus planos. É preciso entender a minha circunstância este ano, com uma mota que foi pensada para estar entre o 10.º e o 15.º lugar, mas esta etapa vai ajudar-me muito para que, quando a mota estiver a um nível alto, possa lutar pelo título de campeão do mundo de MotoGP", disse o piloto português, acrescentando que quer que isso aconteça "o quanto antes".

Depois de ser vice-campeão do mundo em Moto3 e Moto2, Miguel Oliveira acredita que pode atingir o lugar mais alto em MotoGP. "Tenho todas as armas para poder lutar pelo título mundial. Trabalho pelo meu sonho, pelo meu objectivo e vou acreditar sempre até final", afirmou.

Depois de terminada a última época, Miguel Oliveira teve já oportunidade de testar a KTM RC16 no circuito de Jerez de La Frontera, em Espanha, revelando que para pilotar uma mota de MotoGP vai ter de "voltar à escola".

"Foram dois dias muito estranhos, com sensações novas, caras novas dentro da box. Tenho de me readaptar a tudo e voltar à escola para aprender como se anda numa mota daquelas", assume o piloto, que sublinha que as diferenças são, principalmente, a potência de aceleração e de travagem, a electrónica e as trajectórias.

"As coisas passam-se a uma velocidade muito maior e claro que tenho de aprender a guiar uma mota de MotoGP, porque o estilo de condução é muito diferente do de Moto2", reconhece.

Na próxima época, ao serviço da equipa Tech3 KTM, Miguel Oliveira vai envergar o número 88, depois de durante toda a carreira ter usado o 44. O piloto de Almada explica que "como em MotoGP tudo é o dobro, o único número que fazia sentido era o 88".

Tendo em vista a preparação da nova época, os pilotos voltam à acção no dia 1 de Fevereiro, na Malásia.