Chuva e vento forte regressam no fim-de-semana

O tempo ensolarado só volta a partir de segunda-feira.

Foto
O mau tempo é justificado por uma "aproximação de um sistema frontal ao território do continente". LUSA/ANTÓNIO PEDRO SANTOS

A Agência Portuguesa do Ambiente alerta para "chuvas de lama" e fraca qualidade do ar. Leia aqui

O estado do tempo no fim-de-semana vai sofrer um agravamento devido à aproximação de um sistema frontal ao território do continente, prevendo-se chuva, vento forte e agitação marítima, segundo a meteorologista Cristina Simões.

De acordo com a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), não haverá alterações significativas já nesta sexta-feira, prevendo-se vento fraco a moderado, períodos de alguma nebulosidade e neblina ou nevoeiro em alguns locais, podendo persistir em Trás-os-Montes durante a manhã e início da tarde.

"Para sábado e domingo temos um agravamento do estado do tempo. Temos a aproximação de um sistema frontal ao território do continente que nos traz chuva mais persistente para a tarde de sábado e final do dia de sábado. Vamos ter também uma intensificação do vento e agitação marítima", disse.

O agravamento, segundo Cristina Simões, começa no sábado e vai permanecer no domingo, dia em que estão previstos períodos de chuva a aguaceiros, vento forte, em especial no litoral e nas terras altas e agitação marítima forte com ondulação superior a quatro metros.

"As temperaturas vão continuar sem grande alteração significativa até domingo, dia em que se prevê uma pequena descida da temperatura máxima da ordem dos 2/3 graus Celsius", indicou.

O IPMA prevê um desagravamento do estado do tempo a partir do início da semana.

"As temperaturas deverão continuar na segunda-feira sem grandes alterações e teremos menos precipitação e vento", concluiu.