Serena Williams já comanda todas as atenções por ser uma das tenistas mais premiadas dos últimos tempos, mas, recentemente, o seu equipamento tem sido um foco de atenção. No terceiro dia do Open dos EUA, esta quinta-feira, entrou em campo com um vestido preto com uma saia de tule.
O equipamento é da autoria da Louis Vuitton e foi criado pelo director artístico da colecção de homem da marca, Virgil Abloh (também criador da Off-White), numa parceria com a própria atleta que também desenha roupa e tem uma marca em nome próprio. A colecção da Nike chama-se, apropriadamente, Queen e a mala onde leva o seu equipamento tem uma identificação personalizada “AKA Queen”. Para completar, Serena usou um par de sapatilhas prateadas e um casaco de couro.
Depois da vitória contra a polaca Magda Linette, a atleta norte-americana de 36 anos disse numa conferência de imprensa que o equipamento era “aerodinâmico”, devido ao facto de ter um braço livre, sem manga. “Sinto-me mesmo bem nele. Sim, é fácil e divertido jogar com o tutu porque pratiquei com ele anteriormente”, acrescentou ainda, citada pela CNN.
Na semana passada, a Federação Francesa de Ténis pronunciou-se sobre o fato negro que Serena Williams decidiu usar no último torneio de Rolland Garros — que, como na altura foi bastante noticiado, tinha sido desenhado pela Nike para melhorar a circulação sanguínea da atleta durante a recuperação pós-parto. A entidade proibiu fatos como aquele daqui para a frente, deixando ainda uma nota à tenista: “Há que respeitar o jogo e o contexto.”
Serena pôs água na fervura e garantiu que estava tudo bem entre si e a federação. “Não quero ser uma constante infractora”, afirmou numa outra conferência, citada pela CNN. No entanto, lembrou por que razão usou o fato: por questões de saúde. Sobre as afirmações do presidente da federação, Bernard Giudicelli, acrescentou ainda: “Já falámos, temos uma óptima relação.”
Mas nem todos reagiram tão bem à proibição. “O policiamento dos corpos das mulheres tem de acabar. O ‘respeito’ que é necessário é pelo excepcional talento que @serenawilliams leva para o jogo”, escreveu no Twitter a lendária tenista Billie Jean King.
Já a Nike reagiu de forma mais divertida: “Podem tirar o super-herói do fato, mas nunca conseguirão tirar-lhe os seus poderes”, comentou numa fotografia do equipamento de Serena que ficou conhecido como catsuit e que lhe mereceu comparações a uma super-heroína.