PCP pede "urgente reforço" de medidas contra a seca nos Açores

Comunicado do PCP/Açores pede ao Governo regional para actuar em relação à seca.

Foto
A seca está a afectar a ilha das Flores Enric Vives-Rubio (Arquivo)

O PCP/Açores, representado no parlamento regional pelo deputado João Paulo Corvelo, pediu ao executivo açoriano um "urgente reforço" de medidas contra a seca, nomeadamente na ilha das Flores.

"A situação é de tal forma preocupante, angustiante e grave que em pleno Verão, altura em que os lavradores/produtores deveriam estar a proceder à engorda dos seus animais para abate e exportação no final do Verão se vêem na necessidade de recorrer ao corte de incenso e cana roca para manter vivos os seus animais", sustentam os comunistas em nota de imprensa deste domingo.

Perante a situação que se vive, e apesar de medidas tomadas pelo Governo Regional no sentido de minorar os efeitos da situação de seca, estas são, advoga o PCP, "manifestamente insuficientes".

O partido sustenta: "Com a máxima celeridade e urgência" torna-se necessário "o reforço destas medidas no sentido de evitar a falência total das explorações".

A nota dos comunistas açorianos centra-se na seca que vem afectando a ilha das Flores, nomeadamente a freguesia de Ponta Delgada, mas o problema atravessa várias ilhas do arquipélago neste verão.