Este Verão, a Amadora vai ter novos murais com assinatura portuguesa

De 30 de Julho a 20 de Agosto, a Amadora volta a promover o projecto Conversas na Rua. Daniel Eime, Pantónio, Odeith, Frederico Draw & Contra e o Estúdio Altura

Amadora, Jose Afonso, Grafite, Pintura
Fotogaleria
Odeith, nascido na Amadora, já tem várias obras espalhadas pela cidade. Fábio Augusto
Ponta Delgada, Grafite, Arte, Arte de rua, Desenho, Arte urbana
Fotogaleria
Pantónio vai pintar a fachada da Escola Superior de Teatro e Cinema, entre 10 e 20 de Agosto DR

Os artistas portugueses Daniel Eime, Pantónio, Odeith, Frederico Draw & Contra e o colectivo Estúdio Altura vão pintar murais na Amadora, a partir de 30 de Julho, no âmbito da 4.ª edição do projecto Conversas na Rua, anunciou a autarquia.

As obras que os cinco artistas e um colectivo irão pintar na cidade "vão juntar-se aos já mais de 100 trabalhos de arte urbana que decoram a Amadora" e "integrar o Mapa da Arte Urbana da Amadora, uma plataforma online interactiva de promoção da arte pública mural do concelho".

O primeiro a pintar será Daniel Eime, cujo trabalho se caracteriza sobretudo pela pintura de rostos com stencil. O artista, que nasceu nas Caldas da Rainha, onde entrou no mundo do graffiti, e vive actualmente no Porto, estará entre 30 de Julho e 3 de Agosto a pintar na rua Elias Garcia.

Entre 2 e 8 de Agosto será possível ver-se Odeith, um filho da terra cujo trabalho tem corrido mundo, a pintar na rua António Duarte Caneças.

Natural da freguesia da Damaia, Odeith começou a pintar na rua e em linhas de comboios, trabalhou mais de uma década em tatuagens e deixou murais nos bairros da Cova da Moura, 6 de Maio e Santa Filomena, enquanto desenvolvia a técnica 3D, uma das características mais marcantes do seu trabalho. Os murais na Amadora com as figuras da fadista Amália Rodrigues, do guitarrista Carlos Paredes e do futebolista Eusébio são de sua autoria.

De 8 a 15 de Agosto, é a vez de Frederico Draw & Contra — conhecidos pelos rostos que criam utilizando latas de spray — pintarem na avenida Alberto Henrique Lourenço. Os dois artistas do Porto fazem parte do Colectivo Rua, criado em 2006 e constituído por artistas multidisciplinares.

Tanto Odeith como Frederico Draw & Contra participaram na 3.ª edição do Conversas na Rua, que decorreu entre 28 de Agosto e 26 de Setembro de 2017.

Entre 10 e 20 de Agosto será a vez do açoriano Pantónio pintar na fachada da Escola Superior de Teatro e Cinema e, entre os dias 14 e 20 do mesmo mês, o Estúdio Altura estará a pintar na avenida General Humberto Delgado.