Navio embate contra mansão histórica no Bósforo
O edifício do século XVIII, avaliado em dezenas de milhões de euros, ficou parcialmente destruído.
Um cargueiro maltês de 225 metros embateu neste sábado contra uma mansão histórica localizada nas margens do Estreito do Bósforo, em Istambul, Turquia. A colisão aconteceu depois do sistema de navegação da embarcação ter falhado e o leme ter ficado bloqueado. Após o incidente, a circulação no Bósforo ficou impedida nos dois sentidos durante algumas horas, refere a CNN.
O acidente ficou registado num vídeo que mostra os danos provocados no edifício, sobretudo nos pisos superiores. Apesar da magnitude dos estragos, não há registo de feridos.
O navio Vitaspirit, de 38 mil toneladas, foi retirado do local do acidente com recurso a rebocadores. Segundo a Associated Press, o cargueiro vinha do Egipto e transportava cevada.
A mansão Hekimbasi Salih Efendi – que pertencia a um médico otomano com o mesmo nome –, fica localizada nas imediações da ponte Fatih Sultan Mehmet, uma das três estruturas que faz a ligação entre o lado europeu e o lado asiático da metrópole turca.
A edificação data do século XVIII e é actualmente utilizada em cerimónias de casamentos, concertos e outras festividades.
A mansão otomana, uma yali tradicional construída totalmente em madeira, foi cenário do filme de 2017 Rosso Istanbul, do realizador turco-italiano Ferzan Ozpetek. Está avaliada em dezenas de milhões de euros.
O Bósforo é uma das mais movimentadas vias de navegação do mundo, ligando o Mar Negro (e por essa via, parte da Europa de Leste) ao Mar de Mármara (e daí ao Mediterrâneo). É uma peça fundamental das rotas internacionais do petróleo.