Mosteiro da Batalha requalifica claustro real
Director do monumento, Joaquim Ruivo, foi reconduzido no cargo e nos próximos três anos quer criar uma nova loja e uma nova bilheteira e instalar um elevador no claustro D. Afonso V.
A requalificação do claustro real, a criação de uma nova loja e bilheteira e a instalação de um elevador no claustro D. Afonso V são projectos a concretizar nos próximos três anos no Mosteiro da Batalha, anunciou o director do monumento.
Reconduzido no cargo para mais três anos à frente do terceiro monumento nacional mais visitado, Joaquim Ruivo adiantou à agência Lusa que os melhoramentos visam "não só a conservação, como também um melhor circuito de visita".
"Os projectos estão bem encaminhados com os serviços técnicos da Direcção Geral do Património Cultural. Temos dois anos, no máximo três, para os concretizar".
No caso do claustro real, está prevista a limpeza e tratamento, para conservação do espaço.
Este ano, vão também entrar em funcionamento as bilheteiras automáticas, que serão deslocalizadas posteriormente, tal como a loja do Mosteiro da Batalha, que passará para o claustro D. Afonso V, onde anteriormente já funcionaram os bombeiros.
Precisamente para esse claustro está a ser pensado um elevador que, nota o director do monumento, "tornará o monumento 100% acessível".
Em 2017, o Mosteiro da Batalha recebeu mais de 492 mil visitantes, um crescimento de 24%, "acima de qualquer valor médio nacional", salienta Joaquim Ruivo.
"Não andamos a competir por turistas. Mas os números espantam", reconhece, admitindo que a vinda do Papa Francisco a Fátima contribuiu para a maior afluência. Contudo, "já em 2016, sem celebrações em Fátima, subiu 20%. Foi igualmente significativo".
Joaquim Ruivo considera que a promoção feita pela Agência Regional de Promoção Turística, a aposta em visitas encenadas nos serviços educativos, a dinâmica do corredor Fátima-Óbidos e a projecção internacional do Mosteiro da Batalha como "obra-prima do gótico" têm contribuído para a crescente procura.
À beira de atingir o meio milhão de visitas por ano, o director considera que é possível ir ainda mais longe. "Não há ainda um estudo muito profundo feito, mas o mosteiro aguenta até um milhão de visitantes".
Para alimentar o crescimento é vital conquistar os portugueses, porque, dos 492 mil visitantes, cerca de 80% são estrangeiros. "É essencial projectarmos e motivarmos os visitantes portugueses. Muitos ainda não conhecem este monumento. Alguns vieram cá uma vez na vida e nem se lembram como é. Outros pensam que D. Pedro e D. Inês estão aqui, outros que o Soldado Desconhecido está em Alcobaça. Há uma relação com o seu património de défice de fruição cultural", considera Joaquim Ruivo.