E depois da morte da herdeira da L'Oréal, quem é a mulher mais rica do mundo?
Alice Walton, a herdeira da Walmart, fica atrás da filha de Liliane Bettencourt? Talvez não.
Após a morte da herdeira da L'Oréal, Liliane Bettencourt, há uma semana, já há quem faça as contas para saber quem é a mulher mais rica do mundo. Com uma fortuna na ordem dos 37 mil milhões de euros, a francesa de 94 anos era a 15.ª na lista da Forbes, atrás de 14 multimilionários do sexo masculino.
A segunda mulher desta lista era a norte-americana Alice Walton, 67 anos, herdeira da Walmart. Isso significa que é agora a mulher mais rica do mundo? Não, quer dizer que é a mais rica dos EUA, porque do mundo é a filha de Liliane Bettencourt, Françoise Bettencourt-Meyers, nascida em 1953, considera a Bloomberg, no índice publicado esta semana.
Assim, Françoise Bettencourt-Meyers aparece em 15.º lugar com uma fortuna orçada em 35.686 milhões de euros e, em 18.ª posição está a filha mais nova do fundador da Walmart, Alice Walton com 28.800 milhões de euros.
No entanto, esta passagem de testemunho de mãe para filha não é assim tão clara, afinal, em 1992, segundo o Le Monde, a herdeira da L'Oréal definiu que dois terços das suas acções ficariam para a filha e um terço para os dois netos (filhos de Bettencourt-Meyers). Recorde-se que Liliane Bettencourt tinha 33,05% das acções da multinacional criada pelo seu pai em 1907. Logo, Françoise Bettencourt-Meyers não será a mais rica do mundo.
A terceira mulher na lista da Bloomberg aparece em 24.º lugar e é a herdeira dos chocolates Mars, Jacqueline Mars, com 27.595 milhões de euros.