A residência oficial da embaixada de Portugal em Londres recebeu, durante a semana de moda de Londres, 14 marcas portuguesas de diversas áreas — desde a moda e acessórios ao design. E o nome Suzy Menkes, editora da Vogue UK e uma das vozes mais influentes do mundo da moda, ecoava pelas duas salas que na segunda-feira estiveram abertas à imprensa e a buyers. A jornalista passeou pelos vários stands portugueses, marcou uma visita ao atelier da criadora Alexandra Moura e revelou interesse em escrever uma peça sobre as marcas que ali descobriu — depois de uma visita a Portugal, agendada para Outubro.
O evento esteve inserido no roteiro internacional do Portugal Fashion e contou com a presença do embaixador de Portugal em Londres, Manuel Lobo Antunes, do presidente da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), Adelino Costa Matos, e do director da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) em Londres, Rui Boavista Marques.
“Adorou os nossos produtos e o aroma a limão”, conta sorridente Ricardo Oliveira, responsável pelo marketing da Lemon Jelly, a colorida marca de sapatos que incorpora aroma de limão no seu material. Reconhecendo que se trata de “um mercado muito competitivo”, a marca quer apostar numa presença mais forte em Londres, onde esteve presente numa pop up da loja Fenwick, em Bond Street, durante o Verão. Ao passar pela marca TM Collection by Teresa Martins, Menkes “gostou da junção da seda com malha” das suas peças, algo característico da marca de pronto-a-vestir, revela Vânia Fernandes, responsável do departamento comercial.
Já Alexandra Moura, completou a sua vinda a Londres de forma promissora. Suzy Menkes gostou da colecção – que tinha sido apresentada também em desfile, no domingo – e fez uma marcação para visitar o atelier da criadora, na Embaixada, no Príncipe Real, em Lisboa.
Marco Galinha, vice-presidente da ANJE, conta ao Life&Style que a conhecida jornalista de moda prometeu escrever uma peça sobre as marcas que conheceu na open house “para os seus 58 milhões de leitores”, depois da visita que tem marcada a Lisboa, a 2 de Outubro.
Este foi o primeiro evento organizado em conjunto pela embaixada e pelo Portugal Fashion. O embaixador Manuel Lobo Antunes garante que a “porta está aberta” para futuras colaborações, salientado a importância de as empresas se mostrarem “inovadoras, terem uma marca própria e qualidade”. “Temos de ter consciência que [Londres] é um mercado muito competitivo. Não é um mercado fácil, nem um mercado imediato”, ressalva. “Mas se não estamos cá também não conquistamos”, conclui.
O PÚBLICO viajou a convite do Portugal Fashion