Banksy pinta mural sobre o Brexit
Em Dover, de onde sai a ligação marítima entre o Reino Unido e Calais, em França, Banksy criou um mural a abordar o Brexit
O artista urbano britânico Banksy desenhou, na cidade de Dover, no Reino Unido, um mural com uma representação da bandeira da União Europeia (UE) que remete para a decisão daquele país de sair da organização comunitária.
O mural apresenta um operário a bater, com um martelo e um escopo, numa das estrelas representadas na bandeira, provocando uma fissura simbólica na União Europeia.
A autenticidade do mural já foi confirmada, escreve o The Guardian, e torna-se, assim, no primeiro comentário público do artista britânico ao Brexit.
A bandeira em causa, utilizada pela União Europeia, apresenta 12 estrelas dispostas em círculo sobre um fundo azul, simbolizando "os ideais de unidade, solidariedade e harmonia entre os cidadãos da Europa", como se lê na página oficial da UE.
O mural de Bansky surgiu durante o fim-de-semana na empena de um edifício em Dover, cidade costeira do Reino Unido da qual sai a ligação marítima que liga a Calais, em França, e onde o artista britânico já tinha feito outro mural com referência à crise dos refugiados na Europa.