Cinema
Voltar aos clássicos da Disney para nunca mais crescer (outra vez)
Quando J.M. Barrie criou a personagem de Peter Pan, nos primeiros anos do século XX, já o rapaz se recusava a crescer. Assim continuou, neste limbo de uma infância teimosa, quando a Disney popularizou a personagem num filme de animação em 1953. E é neste espírito que a Mondo — uma loja online que, entre outras coisas, promove e vende novos cartazes para filmes e séries marcantes — quer deixar quem olha para os posters que fazem parte da sua nova exposição.
O título não tem quaisquer rodeios: Never Grow Up: A Disney Art Show (Nunca cresçam: uma exposição de arte da Disney, em português). Depois de em 2014 vários designers terem reinterpretado a imagem de longas-metragens clássicas do estúdio norte-americano para a Mondo, esta nova exposição volta a convocar novos criativos (no total são 30) para olharem com outros olhos para outros tantos filmes.
Nesta nova colheita, que estará em exposição até 13 de Maio na galeria da Mondo em Austin, no estado norte-americano do Texas, há espaço para um cartaz de Pinóquio, em que o rapaz de madeira perde o protagonismo para a baleia, escondido entre a flora marítima, um cartaz sombrio de A Pequena Sereia em que o destaque vai inteiramente para a vilã Ursula, ou mesmo um cartaz melancólico de Mary Poppins, no qual a popular ama fita uma Londres nebulosa a partir dos seus telhados. A lista de filmes com direito a um novo cartaz incluem longas e curtas-metragens de animação (incluindo a clássica The Skeleton Dance, realizada por Walt Disney) e mesmo alguns filmes de imagem real produzidos pelo estúdio.