Imprensa
Soares: as notícias do regresso do exílio
A Hemeroteca Municipal de Lisboa disponibilza uma selecção de diferentes publicações que noticiaram momentos decisivos do percurso político de Mário Soares e da história colectiva do país. Entre os momentos seleccionados estão o regresso do exílio em Paris, com a chegada à estação de Santa Apolónia, a 28 de Abril de 1974, no denominado "comboio da liberdade". Ou ainda a reunião com o general António de Spínola, então Presidente da República, no palácio da Cova da Moura, também na capital, noticiado no Jornal de Notícias do dia 29 de Abril.
A chegada a Lisboa, noticiada pelo diário A Capital, dá conta de que o líder do PS foi "abraçado pela multidão". A reunião de Mário Soares com o ex-Presidente da República António de Spínola no palácio da Cova da Moura foi noticiado, entre outros, pelo Diário Popular, mas também pelo jornal O Século, ambos com destaque na primeira página. O Jornal de Notícias de 29 de Abril de 1974 noticia na 1.º página a chegada de Mário Soares e a reunião com o general Spínola.
O jornal assinala na fotografia, com um círculo, o rosto de Mário Soares, dando conta de que este foi "recebido em apoteose", e afirma que "a manifestação prolongou-se até ao Palácio da Cova da Moura", onde "conferenciou durante meia hora" com Spínola.
Após a revolução do 25 de Abril de 1974, Mário Soares regressou do exílio em França e foi ministro dos Negócios Estrangeiros e primeiro-ministro entre 1976 e 1978 e entre 1983 e 1985, tendo pedido a adesão de Portugal à então Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1977, e assinado o respetivo tratado, em 1985. Em 1986, ganhou as eleições presidenciais e foi Presidente da República durante dois mandatos, até 1996.