Morreu a cantora Esma Redzepova, "a rainha dos ciganos"
Um dos nomes da música do mundo da Macedónia morreu aos 73 anos.
Esma Redzepova, a mais celebrada cantora cigana da Macedónia, morreu neste domingo em Skopje. Redzepova, a diva conhecida como “rainha dos ciganos”, morreu aos 73 anos, segundo noticiaram os media locais, citados pela AFP.
Originária de Skopje, a sua voz, descrevia o PÚBLICO numa crítica de discos em 2000, é “um sopro apontado aos extremos, sempre à beira das convulsões e dos abismos das emoções”. A cantora esteve nas Festas de Lisboa em 2001.
O início da longa carreira de Redzepova, com mais de cinco décadas, não foi fácil. Teve que enfrentar uma dupla discriminação: a cultura cigana não ser bem vista nas Balcãs e não ser suposto uma mulher cigana cantar em público. Para mais, Esma Redzepova casou fora da comunidade, com o compositor Steve Teodosievski, que a descobriu.
Ela, que foi uma das primeiras a cantar em romani, misturava a tradição cigana e macedónia com sonoridades mais modernas, colaborando nos últimos anos com jovens artistas dos balcãs.
Foi uma militante da emancipação da mulher romani e adoptou mais de 40 crianças vítimas de abusos e da guerra dos Balcãs.