COI aprova cinco novas modalidades para Tóquio 2020

Inclusão de surf, escalada, karaté, skate e basebol/softball envolve 474 atletas e 18 provas suplementares.

Foto
Olivia Harris/Reuters

O Comité Olímpico Internacional (COI) aprovou, esta quarta-feira, em reunião da Comissão Executiva, em Lausana, na Suíça, a inclusão de cinco novas modalidades para os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020, passando o surf, a escalada, o karaté, o skate e o basebol/softball a integrar a lista alargada para 33 modalidades olímpicas. O alargamento já tinha merecido o voto unânime dos 85 membros do COI, reunidos no Rio de Janeiro, em Agosto.

"É um momento-chave na modernização do programa olímpico", congratulou-se, então, Thomas Bach, presidente do COI.

A lista de novas modalidades (de que chegaram a fazer parte o squash, o bowling e o wushu - uma arte marcial chinesa) tinha sido submetida pelo comité organizador dos Jogos de Tóquio.

As cinco novas modalidades representam "uma combinação de desportos bem estabelecidos e emergentes, com uma enorme popularidade no Japão e noutros países" e com "uma forte capacidade de atracção entre os jovens", argumentou o COI.

De acordo com as estimativas da organização dos Jogos Tóquio 2020, a inclusão das cinco novas modalidades trará 474 atletas e 18 provas suplementares.

Nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro foram acrescentadas duas modalidades: o golfe e o râguebi de sete. O país anfitrião dos Jogos Olímpicos de 2024, que não está ainda definido, terá a possibilidade de acrescentar outros desportos.