Médico de Coimbra vai dirigir Instituto Português do Sangue
O médico João Paulo Almeida e Sousa é o novo presidente do Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST), disse à Lusa fonte oficial.
João Paulo Almeida e Sousa, que é director da Unidade de Gestão Intermédia Urgência e Cuidados Intensivos do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, vai iniciar funções no próximo dia 1 de Dezembro.
O médico vai ocupar o lugar de Hélder Trindade, que solicitou ao ministro da Saúde a sua substituição, alegando razões “pessoais e familiares” para a sua saída.
Quando foi conhecido este pedido de substituição, Helder Trindade esclareceu: “Sou um médico que pertence ao mapa de pessoal da instituição e, como presidente do IPST, todo o trabalho que desenvolvi durante o meu mandato foi no sentido de pugnar pelo melhor cumprimento da missão do IPST”.
Antes de assumir a direção do IPST, em 2011, Hélder Trindade era director do Centro de Histocompatibilidade do Sul e responsável do Registo Português de Dadores de Medula Óssea.
O desaproveitamento de parte do plasma recolhido em Portugal, o mau estado em que estavam milhares de amostras do Banco Público de Sangue do Cordão Umbilical e pontuais quebras de dádivas, acompanhadas pela polémica na perda de isenção do pagamento de todas as taxas moderadoras para os dadores foram alguns dos casos que Hélder Trindade enfrentou no seu mandato.