Depois do desafio do balde de gelo, do "hadoken-ing", do "bottle flip, do desafio da canela e do Harlem shake — ufa —, surgiu uma nova moda na Internet. É um ser semelhante, mas mais simples. No "Mannequin Challenge só tens que parmacer imóvel como o manequim na montra de uma loja.
O desafio do manequim consiste em publicar vídeos em que as pessoas se fazem passar por manequins. Aqui a maior dificuldade é permanecer completamente estático como uma estátua. É suposto que as poses contem uma história, daí que quanto mais interessante for a produção melhor. Além disso, um maior número de pessoas envolvidas parece melhorar a execução do desafio.
A ideia terá começado em Outubro com um vídeo de um grupo de estudantes da Florida e tem tido grande adesão nos últimos dias. À medida que o desafio ganhou mais popularidade, várias figuras públicas e anónimos divulgaram as poses de manequim, filmadas nas mais diversas situações e há ainda vídeos a circular nas redes sociais com verdadeiras encenações e histórias.
O "Mannequin Challenge" já contou com a participação de Beyoncé e das restantes Destiny's Child, Ellen DeGeneres, Adele e da equipa do Borussia de Dortmund. Hillary Clinton, Bill Clinton, Jon Bon Jovi e toda a comitiva da candidata democrata também aderiram ao desafio a bordo do avião que os transportava para Nova Iorque após a iniciativa de final de campanha que decorreu em Raleigh, na Carolina do Norte.