Marcelo começa a ouvir partidos sobre Orçamento do Estado

Esta quinta-feira vão a Belém o PAN, Os Verdes, o PCP e o CDS-PP. Na sexta-feira são recebidos BE, PS e PSD.

Foto
AFP/PATRICIA DE MELO MOREIRA

O Presidente da República começa esta quinta-feira a ouvir os partidos com assento parlamentar sobre o Orçamento do Estado para 2017, numa ronda de duas tardes dedicadas ao assunto.

Esta quinta-feira vão a Belém o PAN, Os Verdes, o PCP e o CDS-PP, a partir das 14 horas e com a previsão de uma hora para cada audiência. Na sexta-feira são recebidos os três maiores partidos – BE, PS e PSD -, com o mesmo tempo de reunião previsto.

Esta é a quarta vez que Marcelo Rebelo de Sousa chama todos os partidos a Belém para rondas de audiências: fê-lo em finais de Abril, a propósito do Programa de Estabilidade e do Plano Nacional de Reformas; em Junho, por imposição constitucional no quadro da marcação das eleições regionais nos Açores; e em Julho, antes de ir de férias, para análise da situação política.

Passos Coelho deve voltar a faltar à chamada, pois irá a Cabo Verde à tomada de posse do reeleito Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca. Desde que o ex-comentador político chegou a Belém, Passos Coelho tem evitado visitar o palácio do Presidente: ficou “constipado”, quando, em Julho, o chefe de Estado chamou os partidos a Belém. E nem lá foi comemorar a vitória de Portugal no Euro2016, apesar de já estar em Lisboa.

Na passada quinta-feira, Marcelo deixou recados muito claros a Passos Coelho. No encerramento do seminário Portugal: uma estratégia para o crescimento, que pediu ao Fórum da Competitividade para organizar, Marcelo Rebelo de Sousa defendeu como uma das prioridades do país a “clareza de demarcação de alternativa de Governo”. E fê-lo por três vezes.

Sugerir correcção
Comentar